A juventude e o Papa

JMJ Rio 2013 receberá 1º Papa da América

Dom Orani participará da Missa de abertura do pontificado do Papa Francisco

Por Alessandra Borges
Da Redação

Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta

Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta

A JMJ Rio 2013 vai acolher o Papa Francisco em seu primeiro encontro com os jovens. Será a oportunidade de a juventude do mundo inteiro ouvir as palavras do Santo Padre totalmente direcionadas para ela.

A Jornada terá um brilho ainda maior pelo fato de o Papa Francisco ser da América Latina. Era esperado um grande número de jovens dos países vizinhos ao Brasil, mas, agora, com a eleição de um Papa da América, o número de peregrinos poderá aumentar. Para o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ) e também presidente do COL (Comitê Organizador Local) da Jornada Mundial da Juventude, Dom Orani João Tempesta, é realmente possível que o Rio de Janeiro acolha muito mais jovens da América Latina devido ao fácil deslocamento.

“Foi uma grande alegria. É o primeiro Papa latino-americano. É o Papa do país que fez a primeira JMJ latino-americana que estará vindo ao Brasil para a segunda Jornada na América Latina. Isso demonstra a Igreja olhando para o Documento de Aparecida, o qual teve a colaboração do então Cardeal Bergoglio”, destacou Dom Orani.

De acordo com o arcebispo, os preparativos para a Jornada continuaram durante o período em que a Igreja viveu a Sé vacante, mas, agora, com a escolha do novo Papa, haverá outras reuniões para que o Pontífice possa se informar, opinar e acrescentar sugestões para a concretização da JMJ Rio 2013 em julho.

“Nós, que o receberemos, aqui, no mês de julho, sentimos-nos privilegiados. Irei a Roma nos próximos dias para a Missa de abertura do pontificado do Papa Francisco e espero tratar da participação dele na JMJ Rio 2013. Aqui, no COL, todos os trabalhos continuam normalmente”, esclareceu Dom Orani.

:: Confira a reportagem de Leonardo Souza para o ‘ CN Notícias’

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo