18º Congresso Eucarístico

Congresso Eucarístico: inaugurada a Casa do Pão para necessitados

A Casa do Pão fica em um ambiente de três andares que oportunizará aos mais vulneráveis banho, roupa lavada, alimentação, descanso e espiritualidade 

Ronnaldh Oliveira
Enviado a Recife (PE)

Fachada da Casa do Pão em Recife (PE)/ Foto: Ronnaldh Oliveira

O 18º Congresso Eucarístico Nacional termina de forma concreta no centro da cidade. Nesta terça-feira, 15, último dia do evento, foi inaugurada a Casa do Pão, um espaço de devolutiva de dignidade para os mais vulneráveis.

O espaço conta com restaurante popular, lavanderia, atendimento social, espiritual e psicológico, capela, banho e descanso. Voltado para pessoas com dificuldades socioeconômicas, a Casa do Pão quer ser, na arquidiocese de Olinda e Recife, uma continuidade do Congresso Eucarístico Nacional, sinal de amor aos pobres e de diminuição da desigualdade social.

Diversas pessoas participam da Inauguração da Casa do Pão em Recife/Foto: Ronnaldh Oliveira

“Estou emocionado com tudo o que está acontecendo, não só pela Casa do Pão, mas também porque outros bispos disseram que farão experiências concretas assim em suas dioceses”, disse o arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Autoridades religiosas, eclesiásticas e civis participaram da inauguração. “Nesta casa, todos serão tratados como Jesus. Terão dignidade. Atestarão o pão em todas as mesas”, enfatizou o arcebispo Metropolitano.

O Legado Pontifício – representante do Papa Francisco nesta edição do Congresso – Cardeal Antônio Marto, abençoou o espaço e partiu a faixa vermelha dando abertura aos trabalhos do projeto. Já no primeiro dia, foram atendidas mais de duas mil pessoas, segundo a organização do Congresso.

Maria Isabel da Silva, uma das atendidas nessa terça-feira, disse que o projeto é uma das coisas “mais maravilhosas do mundo. Agradeço muito a Deus pela Igreja fazer isso pra nós”. 

A voluntária Regina Sandoval, cozinheira aposentada, disse ver a aplicação do Evangelho no espaço e se prontificou a ajudar. “Minha vida cristã ganhará mais sabor com isso. Ver os irmãos pobres felizes me fará feliz também. Quero ajudar, somar forçar.”

O empreendimento arquidiocesano contará com voluntários e receberá doações para sua manutenção, funcionando todos os dias da semana, prontos a receber quem chegar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo