Homilias do Papa Francisco na Casa Santa Marta viram livro

Publicação reúne homilias do Papa no período de 22 de março a 6 de julho

Da Redação, com Rádio Vaticano

As homilias do Papa Francisco na Casa Santa Marta estão reunidas em um livro, intitulado “Homilias da manhã”, publicado pela Livraria Editora Vaticana (LEV). O volume publica as homilias realizadas no período de 22 de março a 6 de julho. Há ainda o acréscimo das três homilias na residência do Sumaré, no Rio de Janeiro, durante a viagem apostólica ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude.

O livro, que contém os textos publicados todos os dias pelo jornal L’Osservatore Romano, faz parte da coletânea “As palavras do Papa Francisco”, que compreende outras quatro obras.

A introdução foi escrita pelo teólogo Inos Biffi, que destaca a originalidade do estilo de Francisco, com a sua linguagem “fácil”, mas ao mesmo tempo “vivaz”, rica de metáforas.

Biffi define essas homilias como “um precioso Diretório de vida espiritual”, em que o Papa deixa transparecer uma reflexão interior perspicaz a partir de situações humanas habituais, familiares, a partir de “uma convivência lúcida com os problemas, as reações e os sentimentos das comunidades e das pessoas em geral”.

As homilias tratam de inúmeros temas que dizem respeito à vida cristã, como o perdão, a salvação oferecida por Cristo, a rejeição ao carreirismo e à hipocrisia ao mistério de Cristo.

“A obra, portanto, constitui um convite à reflexão, oferecendo ao leitor uma multiplicidade de ensinamentos, de conselhos e de orientações ascéticas”, lê-se no comunicado da LEV em que anuncia a publicação do livro.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo