Mensagem

Francisco recorda difícil situação de trabalhadores dos “Jornais de rua”

Pontífice destaca que milhares de pessoas têm sua renda com esse trabalho e oprimidos pela pandemia, estão sendo postos à prova

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

A Santa Sé publicou, nesta segunda-feira, 27, uma mensagem do Papa Francisco aos envolvidos no trabalho dos “Jornais de rua”. O Pontífice destaca que a vida de milhões de pessoas em nosso mundo já enfrentando tantos desafios difíceis de enfrentar e oprimidos pela pandemia, mudou e está sendo posta à prova. As pessoas mais frágeis, as pessoas invisíveis e sem-teto correm o risco de pagar a conta mais pesada.

Francisco recorda difícil situação econômica dos trabalhadores dos Jornais de rua/ Foto: Vatican Media

“Por isso, quero saudar ao mundo dos jornais de rua e, especialmente, aos vendedores que são na maioria sem-teto, seriamente marginalizados e desempregados: milhares de pessoas em todo o mundo vivem e têm um emprego graças à venda desses jornais extraordinários”.

Leia também:
.: Bispos italianos se opõem à decisão do governo de manter missas sem fiéis
.: Rezemos pelos artistas, que o Senhor dê a graça da criatividade, diz Papa

“Na Itália, escreve o Papa – penso na boa experiência do “Scarp de ‘tenis” , o projeto Caritas que permite que mais de 130 pessoas em dificuldade tenham renda e, com isso, acesso a direitos fundamentais de cidadania. Não é só isso. Penso na experiência de mais de 100 jornais de rua em todo o mundo, publicados em 35 países diferentes e em 25 idiomas diferentes, e que garantem trabalho e renda para mais de 20.500 pessoas sem-teto no mundo”. Os jornais de rua não são vendidos há muitas semanas e seus fornecedores não podem trabalhar.

“Quero expressar minha proximidade com jornalistas, voluntários, pessoas que vivem graças a esses projetos e que, atualmente, estão trabalhando com muitas idéias inovadoras. A pandemia dificultou seu trabalho, mas tenho certeza de que a grande rede de jornais de rua do mundo voltará mais forte do que antes. Olhar para os mais pobres hoje em dia pode ajudar a todos a tomar consciência do que realmente está acontecendo conosco e de nossa verdadeira condição”, escreve o Papa. .

Por fim, ele envia a todos uma mensagem de encorajamento e amizade fraterna:“Obrigado pelo trabalho que vocês fazem, pelas informações que trazem e pelas histórias de esperança que vocês contam”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo