30 de setembro

Francisco receberá participantes de encontro dedicado à paz

Evento promovido pela Comunidade de Santo Egídio abordará temas ligados à paz na Síria e no Oriente Médio

Da Redação, com Rádio Vaticano

Francisco receberá participantes de encontro dedicado à pazO Papa Francisco receberá em audiência em 30 de setembro, no Vaticano, os expoentes religiosos – cristãos, hebreus, islâmicos e hinduístas – que participarão do 27º Encontro Internacional Homens pela Paz intitulado “A coragem da esperança”. A informação foi dada pelo Presidente da Comunidade de Santo Egídio, Marco Impaliazzo, na apresentação do evento na manhã desta terça-feira, 10.

O evento é promovido pela Comunidade de Santo Egídio e será realizado de 20 de setembro a 1º de outubro. Os 400 participantes, vindos de 60 países, representantes das grandes religiões e expoentes da vida política e cultural, européia e mundial, abordarão temas ligados à paz na Síria e no Oriente Médio, imigrações e integração, pobreza social e diálogo inter-religioso.

“O Encontro está assumindo dia-a-dia um valor ulterior em função da crise síria e aquela mais ampla do Oriente Médio. Escolhemos este título porque ficamos tocados pelo apelo do Papa Francisco ‘Não deixem que vos roubem a esperança’. Hoje existe uma falta de esperança em tantas partes do mundo e se está habituando ao rito das guerras. Não existe a esperança de um mundo novo”, declarou o Presidente da Comunidade Santo Egídio

Entre os temas a serem tratados nos diversos painéis a serem apresentados, está a crise na Síria e no Oriente Médio, a América Latina do Papa Francisco, Islã e cultura da convivência, as religiões e a violência contra a mulher, imigrações e o martírio na realidade de hoje.

Entre os temas do programa está ‘o terrorismo religioso’, “um tema novo que nos foi sugerido diretamente pelo Papa, para refletir sobre como os fiéis são interpelados e que posição tomam sobre o terrorismo religioso”, explicou Marco Impaliazzo.

Até o momento, foram feitas cerca de 5 mil inscrições, provenientes de toda a Europa. Os organizadores têm a expectativa de atingir 15 mil inscritos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo