75 famílias sairão em missão

Francisco recebe missionários do Caminho Neocatecumenal

Francisco recebeu as famílias missionárias do Caminho Neocatecumenal e recomendou-lhes: digam a todos que Deus ama o homem

Da redação, com Rádio Vaticano

O Santo Padre recebeu em audiência, na Sala Paulo VI, no Vaticano, no final da manhã deste sábado, 1º de fevereiro, cerca de oito mil membros da Comunidade do Caminho Neocatecumenal.

Em seu discurso, o Papa cumprimentou a equipe internacional, responsável pela comunidade, os sacerdotes, os seminaristas, os catequistas e as inúmeras crianças, “dando graças a Deus pela alegria da fé e o ardor do testemunho cristão dado pela numerosa comunidade”.

A seguir, o Pontífice dirigiu uma saudação especial às 75 famílias que serão enviadas, às diversas partes do mundo, para anunciar e testemunhar o Evangelho, e as agradeceu pela generosidade e por tudo o que fazem na Igreja e no mundo.

Toda “Missão entre os Povos” (Missio ad Gentes), é composta de quatro famílias com seus filhos, geralmente famílias numerosas, um sacerdote, um seminarista e duas mulheres solteiras. Um total de 20 ou 30 pessoas, que deixam seus trabalhos, sua casa e parentes para se dedicar à missão no mundo. Atualmente, cerca de 230 famílias estão presentes em 52 cidades.

Assim, o Bispo de Roma fez algumas “recomendações” às 75 famílias que partirão em missão:

“A primeira é ter o máximo cuidado em edificar e manter a comunhão no seio das Igrejas particulares, onde irão atuar. O Caminho Neocatecumenal tem seu carisma e dinâmica próprios, um dom que, como todos os dons do Espírito, tem uma profunda dimensão eclesial: pôr-se à escuta da vida das Igrejas, valorizando suas riquezas, sofrendo pelas suas fraquezas e caminhando juntos, como único rebanho, sob a guia dos Pastores das Igrejas locais”.

O Santo Padre lembrou aos missionários que, onde quer que estejam, o Espírito de Deus sempre chegará antes, preparando os corações. “Mesmo nos lugares mais distantes, nas culturas mais diferentes, Deus planta sempre a semente do seu Verbo. Daqui brota a necessidade de fazer atenção ao contexto cultural, no qual atuam. Muitas vezes, são ambientes bem diferentes dos próprios: é preciso aprender a língua local, às vezes difícil, e adaptar-se à cultura. Trata-se de um esforço que é imprescindível”, recomendou o Pontífice.

Por isso, Francisco concluiu seu discurso, encorajando e exortando as famílias, que partirão em missão, a levar, sobretudo nos ambientes menos cristãos e nas periferias do mundo, o Evangelho de Jesus Cristo.

“Evangelizem com amor, levando a todos o amor de Deus. Digam aos que encontrarão em seu caminho missionário, que Deus ama o homem, como ele é, com suas limitações, erros e pecados. Sejam mensageiros e testemunhas da infinita bondade e inesgotável misericórdia do Pai”.

Por fim, o Bispo de Roma confiou todas as famílias em missão à proteção da Virgem Maria, para que inspire e sustente sempre seu apostolado. “Na escola de Maria, nossa terna Mãe, vocês serão missionários zelosos e jubilosos!”, concluiu o Papa.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo