Neste final de semana

Enviado do Papa às celebrações dos 450 anos do Concílio de Trento

Evento comemorativo começa nesta sexta-feira, 29, em Trento, no norte da Itália

Da Redação, com Rádio Vaticano

Papa Francisco escolheu o Cardeal Walter Brandmueller como seu Enviado Especial às celebrações dos 450 anos do encerramento do Concílio de Trento. A informação foi divulgada pelo arcebispo de Trento, no norte da Itália, Dom Luigi Bressan, ao falar da Carta do Santo Padre, com a qual nomeia o cardeal alemão – historiador dos Concílios, para presidir os três dias de celebrações.

Em sua carta, o Papa afirma estar feliz pela realização deste evento em Trento, onde em 3 de dezembro de 1563 encerrou-se um dos Concílios mais importantes na história da Igreja.

O ponto alto das celebrações dos 450 do evento conciliar será na tarde desta sexta-feira, 29, com a chegada do Cardeal Brandmueller, que fará uma conferência sobre o “Concílio e a história da Igreja” no Museu diocesano de Trento. No local será inaugurada uma exposição intitulada: “A Igreja e a arqueologia Sacra”.

Neste sábado, 30, haverá uma cerimônia oficial para a visita pública aos lugares onde se realizou o Concílio de Trento, entre os quais as igrejas da Trindade Santa e de Santa Maria Maior e o Palácio Thun.

Na manhã de domingo, 1º, o cardeal alemão visitará o cárcere da cidade e, na parte da tarde, presidirá a procissão da igreja da Trindade Santa até a Catedral de Trento, onde celebrará a Missa Pontifical, ao término da qual concederá aos presentes a benção especial, como enviado do Papa Francisco.

Concílio de Trento

Foi realizado entre os anos de 1545 a 1563 e é considerado um dos três concílios fundamentais na Igreja Católica. A obra desse concílio tem sido chamada “Contra-Reforma”, em oposição à Reforma protestante, porém, esta designação é inadequada, de acordo com o professor de história da Igreja, Felipe Aquino.

“O Concilio foi, sim, uma resposta às proposições do protestantismo, mas, muito mais do que isto, foi uma expressão da vitalidade da Igreja, que no século XVI se manifestou em Trento e num movimento de eflorescência prolongado até o século XVII”, explica.  [Leia histórico do Concílio de Trento]

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo