Em homilia, Papa reflete sobre a segurança da oração

Papa falou que a oração é necessitada, mas, ao mesmo tempo, é segura de que Deus a escutará

Da Redação, com Rádio Vaticano

Em homilia, Papa reflete sobre a segurança da oração

Na Missa, Papa disse que, quando é verdadeira, a oração é segura de que Deus a atenderá / Foto; L’Osservatore Romano

Rezar com insistência e com a certeza de que Deus escutará a oração. Papa Francisco concentrou-se neste aspecto na homilia desta sexta-feira, 6, na Casa Santa Marta. O Santo Padre destacou que a oração é necessitada e, ao mesmo tempo, segura de que Deus, em seu tempo e modo, atenderá a necessidade.

Diante dessas duas características da oração, o Papa explicou que quem reza a sério não tem medo de perturbar Deus e alimenta uma confiança em seu amor de Pai. Trata-se de comportar-se como os dois cegos retratados no trecho do Evangelho, que gritam a Jesus pela necessidade de serem curados.

“Não sei se talvez isso soa mal, mas rezar é um pouco incomodar Deus, para que nos escute. Mas, o Senhor o diz: como o amigo à meia noite, como a viúva ao juiz…É atrair os olhos, atrair o coração de Deus para nós (…) Assim Jesus nos ensina a rezar”.

Mas para além da insistência até o limite do incômodo, Francisco lembrou que há uma certeza inabalável. Como exemplo, ele citou a crença segura dos cegos do Evangelho de que Jesus poderia curá-los.

“E a oração tem essas duas atitudes: é necessitada e segura. Oração necessitada sempre: a oração, quando nós pedimos alguma coisa, é necessitada. Mas também, quando é verdadeira, é segura (…) Com esta segurança, nós dizemos ao Senhor as nossas necessidades, mas seguros de que Ele possa fazê-lo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo