Em carta, Papa recorda significado do trabalho prestado à Santa Sé

Francisco escreveu ao presidente do Governatorato por ocasião da nomeação episcopal do secretário geral do órgão, padre Fernando Vérgez

Jéssica Marçal
Da Redação

Em carta, Papa recorda significado do trabalho prestado à Santa Sé

Papa escreveu ao presidente do Governatorato do Vaticano / Foto: Arquivo/Rádio Vaticano

O Papa Francisco enviou uma mensagem ao presidente do Governatorato do Estado da Cidade doVaticano, Cardeal Giuseppe Bertello, por ocasião da nomeação episcopal do novo secretário geral do Governatorato, padre Fernando Vérgez Alzaga. Pela primeira vez, Francisco escreve a um líder de dicastério na Cúria Romana, recordando o significado do trabalho prestado à Santa Sé.

Acesse
: Íntegra da mensagem

Na mensagem, Francisco diz que os membros do Governatorato, em seus diversos setores, são parte significativa desta comunidade de trabalho a serviço da Santa Sé. Citando a Carta do Papa João Paulo II sobre o significado do trabalho prestado à Sé Apostólica, Francisco disse que a comunidade tem antes de tudo um caráter unitário mesmo tendo diversas tarefas.

“Deve ter bem presente as principais verdades da doutrina católica sobre trabalho humano e, ao mesmo tempo, a peculiar ligação com a Sé Apostólica, sendo um imediato contato com o Sucessor de Pedro”.

E tendo em vista a natureza específica da Sé Apostólica, com sua missão espiritual e pastoral em favor da Igreja em Roma e em todo o mundo, o Papa diz que deriva a responsabilidade de todos aqueles que estão ligados à Santa Sé.

“Dito isto, cabe ao Secretário Geral do Governatorato cuidar de modo direto da formação humana e cristã dos dependentes e dos colaboradores, de coordenar os sacerdotes encarregados da assistência espiritual que já estão presentes nos vários setores, de promover iniciativas oportunas, especialmente em acordo com os programas pastorais da Igreja universal e nos tempos fortes do ano litúrgico”, escreve o Papa.

O Governatorato é um dos organismos do Estado da Cidade do Vaticano. Além do Papa, que tem plenitude nos poderes executivo, legislativo e judiciário, o presidente do Governatorato, no caso o Cardeal Giuseppe Bertello, exerce o poder executivo, auxiliado pelo Secretário geral e pelo vice-secretário geral.

Leia mais
: Papa Francisco faz nomeação para o Governo do Vaticano

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo