O Vídeo do Papa

"Educar com fraternidade" é o primeiro pedido de oração do Papa para 2023

Francisco pede aos católicos que rezem para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade, em vez da competição 

Da redação, com O Vídeo do Papa

Foto: Divulgação O Vídeo do Papa

Na primeira intenção de oração de 2023, divulgada pelo “O Vídeo do Papa”, Francisco enfatiza a importância dos educadores. O Santo Padre pede que se acrescente um novo conteúdo ao ensino: a fraternidade, um ingrediente chave na busca de um mundo próximo aos mais vulneráveis.

O Pontífice manifesta seu desejo de que os educadores sejam testemunhas confiáveis e que vejam a fraternidade como a melhor maneira de ajudar os mais necessitados.

“O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida. É alguém que sabe manusear bem três linguagens: a da cabeça, a do coração e a das mãos, em harmonia. E daí a alegria de comunicar”, disse.

Por fim, o Papa pede aos católicos que rezem para que os educadores sejam testemunhas credíveis, ensinando a fraternidade em vez da competição e ajudando especialmente os jovens mais vulneráveis.

Não esquecer os mais vulneráveis

O Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, S.J., comentou sobre esta primeira intenção de oração de 2023:

“Novamente, diante dos desafios do mundo, o Papa Francisco insiste mais uma vez na fraternidade. É a bússola de sua encíclica Fratelli Tutti. É o único caminho para a humanidade, e é por isso que a educação é essencial”.

Segundo sacerdote, o Santo Padre sonha com educadores “que sejam testemunhas credíveis”, que podem ensinar a fraternidade ao invés do confronto.

“Quando olhamos para Jesus, aprendemos que você só comunica e transmite aos outros o que você vive. Isto exige coerência de vida entre o que se diz e o que se faz. É uma graça, por isso ele nos convida a rezar para recebê-la”, conclui.

Rede de Oração

Este é o oitavo ano consecutivo que a Rede de Oração “O Vídeo do Papa” publica as intenções de oração do Santo Padre para a Igreja Católica.

Em janeiro, Francisco quis ampliar o âmbito da atividade educativa, para que a educação não se concentre apenas no conteúdo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo