Rome Call

Papa ressalta desenvolvimento ético da inteligência artificial

Francisco discursou hoje aos participantes do evento que busca promover uma “algorética”, ou seja, um desenvolvimento ético da inteligência artificial

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Foto: Stefano Costantino / SOPA Images via Reuters

O Papa Francisco recebeu em audiência nesta terça-feira, 10, os participantes do evento “AI Ethics: An Abrahamic commitment to the Rome Call” . O é promovido pela Pontifícia Academia para a Vida e pela Fundação RenAIssance. Francisco agradeceu pelo empenho em promover uma ética partilhada a respeito dos grandes desafios que se abrem no horizonte da inteligência artificial.

Em 28 de fevereiro de 2020, foi assinado um documento, aprovado pelo Papa Francisco, de um compromisso com o desenvolvimento de tecnologias a serviço da humanidade. Desde então, aumentaram a adesão ao projeto e o diálogo com outras religiões. Em seu discurso, Francisco observou que hoje o evento também envolve delegações judaicas e islâmicas, que olham para a inteligência artificial com um olhar inspirado nas palavras da encíclica Fratelli tutti.

“A vossa adesão à promoção de uma cultura que coloque esta tecnologia ao serviço do bem comum de todos e da salvaguarda da casa comum é exemplar para muitos outros. A fraternidade entre todos é a condição para que o desenvolvimento tecnológico esteja a serviço da justiça e da paz em todo o mundo.”

O Papa ressaltou ainda que a inteligência artificial é sempre mais presente na vida cotidiana, tanto pessoal como social. As inovações neste campo fazem com que tais instrumentos sejam sempre mais decisivos na atividade e decisões humanas. Assim, Francisco encorajou o trabalho a fim de que a chamada “algorética”, ou seja, o desenvolvimento ético da inteligência artificial, também seja sempre mais presente.

A Rome Call – como é chamada essa iniciativa para uma abordagem ética da Inteligência Artificial – pode ser, segundo o Papa, um instrumento útil para um diálogo comum entre todos, a fim de favorecer o desenvolvimento humano das novas tecnologias.

“Expresso o meu apoio à generosidade e ao dinamismo com que vocês se empenham e convido-vos a prosseguirem com audácia e discernimento, na busca de caminhos que conduzam a um envolvimento cada vez mais amplo de todos aqueles que têm no coração o bem da família humana”, concluiu Francisco.

Assinatura de documento

Por ocasião deste encontro, três representantes das três religiões abraâmicas assinarão a Rome Call for AI Ethics, um documento nascido no âmbito da Pontifícia Academia para a Vida e curado pela Fundação RenAIssance para promover uma “algorética”, ou seja, um desenvolvimento ético da inteligência artificial.

 

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo