Documentário reúne material informativo desde a renúncia de Bento XVI até a eleição do novo Papa
Danusa Rego
Correspondente em Roma
Desde o anúncio da renúncia de Bento XVI ao Ministério Petrino até o encontro do Papa Francisco com o Papa Emérito Bento XVI, no último sábado em Castel Gandolfo, foram produzidas imagens que informaram e emocionaram o mundo.
Assim, o Centro Televisivo Vaticano (CTV), juntamente com os veículos italianos, Rai e Corriere della Sera, reuniram este material e produziram um documentário intitulado “Francisco: Eleição de um Papa vindo do fim do mundo”.
Este trabalho foi apresentado oficialmente nesta quarta-feira, 27, na Sala de Imprensa da Santa Sé em uma coletiva mediada pelo porta voz, padre Federico Lombardi. Entre os presentes, o presidente do pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli.
“Estamos em uma época nova na qual a imagem se torna um ponto de referência e fazem história e nos permitem inserir de maneira muito rica e profunda na historia”.
O diretor do CTV, padre Dario Edoardo Viganò, explicou que o documentário, que tem 50 minutos, narra a passagem dos dois pontificados, do Papa Bento XVI ao Papa Francisco. “Em particular, a estrutura narrativa parte com o Papa Francisco do balcão, saudando o povo e pedindo a todos para rezar pelo Papa emérito Bento XVI. Trata-se de uma tentativa de narrar estes eventos e aproximá-los das pessoas”.
O vídeo estará a venda em língua italiana a partir de 2 de abril e posteriormente será disponibilizado em outros 4 idiomas.
A quantidade de jornalistas que participaram do Conclave, que elegeu o Papa Francisco, foi histórica. Participaram mais de 5600 jornalistas, de 1400 emissoras, de 25 línguas e 70 países.
Assista à reportagem de Danusa Rego