CONCURSO DE NATAL

Papa, a jovens compositores: harmonia e criatividade caminham juntas

Francisco recebeu participantes do “Christmas Contest 2023” em audiência neste sábado, 16, e falou sobre a relação harmoniosa com os irmãos e com Deus

Da Redação, com Vatican News

Papa Francisco recebe participantes de Concurso de Natal em audiência / Foto: Vatican Media/Catholic Press Photo/IPA via Reuters Connect

Neste sábado, 16, o Papa Francisco recebeu em audiência jovens compositores, participantes do “Christmas Contest 2023”. O concurso de Natal “visa investir na educação para dar voz aos jovens e à sua criatividade”, e conta com a colaboração do Dicastério para a Cultura e a Educação, da Fundação Gravissimum Educationis e da República de San Marino.

O Pontífice iniciou o seu discurso sinalizando como a composição é uma arte exigente. Ele citou que, por um lado, é necessário ter o conhecimento sobre música, e por outro, a capacidade de dar voz a perguntas, inspirações e desejos do coração. Em síntese, a composição exige harmonia e criatividade, que caminham juntas.

“Nesse sentido, podemos dizer que compor música é uma metáfora da vida, na qual precisamos tanto nos sintonizar harmoniosamente com os outros, com a sociedade e suas leis, quanto dar espaço à originalidade do modo de ser e de se expressar de cada um”, refletiu o Santo Padre.

Harmonia e criatividade

Ele prosseguiu e afirmou que harmonia e criatividade não contrastam entre si. A busca pela harmonia, segundo Francisco, requer compromisso, dedicação e constância, tanto na música quanto na vida. Assim, os artistas se comunicam de forma compreensível, em um grande presente construtivo para todos.

Leia mais
.: Espírito Santo, harmonia para os conflitos atuais, indica Papa
.: O Papa aos artistas: Um olhar humano e educativo a partir da música

Ao mesmo tempo, cada artista compartilha, em cada uma de suas obras, sentimentos únicos, pessoais e íntimos. “Nas composições que enviam ao Concurso, por trás de cada um dos títulos que propõem, vocês nos dão a oportunidade de conhecê-los num momento irrepetível: o da inspiração, que é só de vocês, mas que quiseram partilhar. Com suas músicas vocês nos dão um pouco de si mesmos”, destacou o Papa.

A presença de Deus

Relembrando que os vencedores terão suas canções apresentadas no Concerto de Natal deste ano, ele expressou que talvez alguns pensem que é cedo para preparar a festa. Contudo, frisou que feriados importantes começam a ser organizados com antecedência, e que o Nascimento do Menino Jesus “merece isso e muito mais”.

“A música não nos fala apenas de nós mesmos, mas também da busca de Deus e, às vezes, do próprio Deus! Isso é bom, porque a harmonia e a criatividade encontram-se antes de tudo n’Ele, e o Natal as mostra de maneira especial e comovente, doando-nos o tornar-se pequeno do Senhor para nós, o seu tornar-se homem para nos comunicar o calor infinito do seu amor divino”, destacou o Pontífice.

Finalizando sua fala, o Santo Padre declarou que, no Natal, Deus “vem nos ouvir” e Se põe a trabalhar para entrar em harmonia com a humanidade, enquanto surpreende a todos com a sua ternura inocente, expressa no olhar de uma criança. “Queridos amigos, continuem cultivando seus grandes sonhos, seu talento e sua paixão: sonhos, talento e paixão, juntos, criatividade, farão bem a vocês e aos que encontrarem em seu caminho”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo