Íntegra

Discurso do Papa ao Círculo de São Pedro - 31/10/2013

Disucrso do Papa ao Círculo de São Pedro - 31/10/2013
PALAVRAS DO PAPA
Audiência com membros do Círculo de São Pedro
Sala Clementina do Palácio Apostólico
Quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Boletim da Santa Sé
Tradução: Jéssica Marçal

Queridos membros do Círculo de São Pedro, bom dia!

Exprimo-vos o meu reconhecimento pelo vosso trabalho em apoio às atividades caritativas da Igreja em favor das pessoas mais necessitadas. Saúdo-vos todos com afeto e agradeço ao vosso Presidente Geral, Duca Leopoldo Torlonia, pelas suas gentis palavras.
Está para concluir-se o Ano da Fé, providencial tempo de graça, durante o qual a Igreja renovou a fé em Jesus Cristo e renovou a alegria de caminhar em seus caminhos. E uma fé vivida de modo sério suscita comportamentos de autêntica caridade. Temos tantos testemunhos simples de pessoas que se tornam apóstolos de caridade na família, na escola, na paróquia, nos lugares de trabalho e de encontro social, nos caminhos, em todos os lugares… Levaram a sério o Evangelho! O verdadeiro discípulo do Senhor se empenha pessoalmente em um ministério da caridade, que tem como dimensão as várias e inesgotáveis formas de pobreza do homem.

Também vós, queridos amigos, sintam-se enviados às irmãs e aos irmãos mais pobres, frágeis, marginalizados. Façam-no enquanto batizados, tendo como tarefa sua de fiéis leigos. E não como um ministério excepcional ou ocasional, mas fundamental, no qual a Igreja se identifica, exercitando-o cotidianamente. Todos os dias se apresentam situações que nos desafiam. Todos os dias cada um de nós é chamado a ser consolador, a fazer-se instrumento humilde, mas generoso da providência de Deus e da sua misericordiosa bondade, do seu amor que entende e compadece, da sua consolação que levanta e dá coragem. Todos os dias somos chamados todos a nos tornarmos “carinho de Deus” para aqueles que talvez se esqueceram dos primeiros carinhos, que talvez nunca em suas vidas sentiram um carinho. Vocês são aqui para a Santa Sé e para Roma carinho de Deus! Obrigado, muito obrigado!

Queridos irmãos e irmãs, continuem a ser sinal visível da caridade de Cristo para quantos se encontram em necessidade seja em sentido material seja em sentido espiritual, bem como para os peregrinos que chegam a Roma de toda parte do mundo.

Hoje vos agradeço de modo particular pelo Óbolo de São Pedro que coletaram nas igrejas de Roma. É a vossa típica participação na minha solicitude pelas pessoas mais necessitadas desta cidade. Encorajo-vos a prosseguir nesta vossa ação, com base no amor a dar aos irmãos na escola da caridade divina, mediante a oração e a escuta da Palavra de Deus.

Confio vocês, seus familiares e as vossas atividades à proteção da Virgem Santa, a Salus Populi Romani, para que vos guie e vos apoie, e à intercessão dos santos Pedro e Paulo. Obrigado por serem “carinho de Deus”!

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo