TRAGÉDIA E POBREZA

Presidente da Caritas Líbano: o povo está em desespero

O Presidente da Caritas Líbano expressa seu desespero em relação à crise econômica desencadeada pela instabilidade política e pela corrupção, que leva as pessoas a uma pobreza crescente”

Da redação, com Vatican News

Padre Michel Abboud, presidente da Caritas Líbano / Foto: Reprodução Youtube

O padre Michel Abboud, presidente da Caritas Líbano, descreve a situação no país como crítica e piorando a cada dia.

O religioso aponta para o agravamento da crise econômica causada pela inflação galopante e fala do desespero de um povo que “tem a revolução em seus corações”.

A Caritas Líbano e seus parceiros estão fornecendo alimentos, roupas e medicamentos para cada vez mais pessoas necessitadas em todo o país com seus Centros de Saúde Primária, Unidades Médicas Móveis, Centros Comunitários, Abrigos e Centros Humanitários.

O padre Abboud descreve a situação como cada vez mais crítica: “Por exemplo, na semana passada, quando começamos a distribuir os nossos kits de higiene para centros médicos, recebemos cerca de 7 mil pessoas — uma indicação de que o povo está em extrema necessidade .

A explosão no porto do Líbano

Esta crise, explica o religioso, é causada por uma desvalorização da moeda que faz com que a libra libanesa tenha perdido um terço de seu valor na última semana, para ficar com um décimo do que valia no final de 2019, quando crise foi deflagrada no Líbano.

A situação foi de mal a pior após uma explosão devastadora no porto de Beirute, em agosto de 2020, que arrasou distritos inteiros da capital e desencadeou uma crise política que deixou o país com um governo provisório frágil e uma economia em queda livre.

“No início, imagine, o salário de uma pessoa é 1 mil dólares mensais. No mês seguinte, o salário da mesma pessoa passa para 100 dólares e isso por causa da crise cambial da libra libanesa frente ao dólar”, explica.

Leia também
.: Esperança renovada para o Líbano, pede o Papa em mensagem

Tudo no Líbano, acrescenta, poderia ser vendido na moeda libanesa, mas efetivamente é precificado de acordo com o preço importado em dólares.

Sem esperança para o Líbano

Estamos em total confusão, diz o Presidente da Caritas Líbano, porque “o futuro está na escuridão”, e não sabemos o que fazer.

O desespero geral é tanto que os manifestantes queimaram pneus e bloquearam estradas em Beirute nesta semana, enquanto a moeda libanesa despencava além de um novo marco.

Enquanto isso, afirma o padre, a Caritas Líbano auxilia as pessoas “na alimentação, nutrição e assistência médica”.

Mas ele expressa sua profunda preocupação, pois o grande número de famílias em estado de necessidade aumenta a cada dia. Agora, afirma o padre Abboud, “a Caritas está ajudando cerca de 40 mil famílias, e lançamos uma campanha de ajuda para continuar a prestar auxílio a nosso povo”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo