Como ocorre há anos, neste domingo, 17, as famílias assistidas pela estrutura pediátrica vaticana acolherão o Papa Francisco na Sala Paulo VI para viver juntos em um clima de alegria o seu aniversário
Da redação, com Vatican News
Neste domingo, 17, por ocasião dos seus 87 anos, Papa Francisco participará da tradicional festa de aniversário organizada na Sala Paulo VI pelo Dispensário Santa Marta, a estrutura pediátrica vaticana que há mais de um século, todos os dias, oferece ajuda às mães e crianças em dificuldade graças a dezenas de voluntários, médicos e não médicos.
Mais de 200 famílias receberão o Papa, cuja chegada está prevista para as 10h, em uma atmosfera de alegria. Haverá cantos e danças das crianças, depois um pequeno espetáculo circense, um lanche e um bolo antes do Angelus, mas, acima de tudo, muitos apertos de mão, sorrisos e abraços. As crianças receberão um presente oferecido pelos benfeitores do Dispensário em vista das festas de Natal.
Essa é uma tradição que começou em dezembro de 2013, por ocasião do primeiro aniversário de Francisco após sua eleição à Cátedra de Pedro. No ano passado, algumas famílias ucranianas hospedadas em Roma também estavam presentes. O Papa convidou então a não se esquecerem das crianças da Ucrânia e daquelas que também sofrem em outros lugares por causa das injustiças.
Desejado pelo Papa Pio XI em 1922, o Dispensário foi confiado às Irmãs Vicentinas, as Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A atual diretora é a Irmã Anna Luisa Rizzello. O presidente é o esmoler do Papa, o cardeal Konrad Krajewski, prefeito do Dicastério para o Serviço da Caridade.