Anúncio oficial

A convite da prefeita de Roma, Papa irá ao Capitólio em 26 de março

Francisco será o quarto Pontífice a ir ao Capitólio, depois de São Paulo VI, São João Paulo II e Bento XVI

Da Redação, com Vatican News

O Papa Francisco irá ao Capitólio em 26 de março para encontrar-se com a Câmara Municipal de Roma. A informação foi anunciada nesta segunda-feira, 18, pelo diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti.

Assim, o Santo Padre acolhe o convite da prefeita de Roma e será o quarto Pontífice a ir ao Capitólio, depois de São Paulo VI, São João Paulo II e Bento XVI.

Em 15 de janeiro de 1998, foi a vez de São João Paulo II. Para o Pontífice polonês,  “a Roma civil e a Roma cristã, não são contrapostas, não são alternativas, mas unidas no respeito das diferentes competências”. Nesse sentido, acrescentou que o discurso sobre Roma torna-se exemplar da relação da Igreja com a sociedade e dirigiu um vibrante apelo aos romanos: “permaneçam fiéis aos insuperáveis valores da vossa sociedade, vivificada pela fé católica’”.

Pouco mais de 12 anos depois, em 9 de março de 2009, foi Bento XVI, hoje Papa Emérito, que esteve reunido com a Câmara Municipal romana. Em seu discurso na ocasião, Bento XVI mencionou os desafios culturais, sociais e econômicos devido às transformações da época. “Na era pós-moderna, Roma deve reapropriar-se da sua alma mais profunda, das suas raízes civis e cristãs, se quiser ser promotora de um novo humanismo, que ponha no centro a questão do homem reconhecido na sua realidade completa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo