Em Buenos Aires

Colaboradores do Cardeal Bergoglio contam como era seu dia a dia na Catedral

Com vestes simples, bom humor e também seriedade. Assim, alguns descreveram o Cardeal Jorge Bergoglio

Rodrigo Luiz
Enviado especial a Buenos Aires

Pessoas próximas ao Papa Francisco revelaram detalhes do dia a dia dele na sacristia da Catedral de Buenos Aires. Quem conta essas histórias são os enviados à Argentina, Rodrigo Luiz e Tiago Assad.

Na bela Catedral Portenha, da capital de Buenos Aires, encontramos várias histórias sobre a intimidade do então Cardeal Arcebispo, Jorge Mário Bergoglio.

Na sacristia da igreja, o reitor, padre Alejandro Russo, conta que em um lugar mais reservado do local, o Cardeal Bergoglio sempre queria ter um momento de oração interior, antes de iniciar a Missa.

No armário, onde estão guardados os paramentos litúrgicos do arcebispo, é possível constatar a simplicidade das vestes. O que diferencia a túnica de Bergoglio das demais é o nome dele registrado em cada uma delas. “Muito simples! Importante, claro, pelo significado, porém simples. Sempre queria que fosse uma aparência de solenidade, mas com um toque de sobriedade”, contou padre Alejandro.

O coroinha Leonardo, de 16 anos, revelou que Bergoglio era sério, mas que não perdia a oportunidade para fazer brincadeiras. “Parece ser muito sério, mas tem um lado alegre e brincalhão. Dizia que eu estava magro e precisava me alimentar.”

Outra surpresa é o que contou Marta, voluntária na catedral, que revelou um dos doces preferidos do Papa Francisco. “Eu fiz um flã e ele gostou muito. Disse que era uma receita da minha mãe que eu reformulei para fazer no microondas. Perguntou quantos ovos tinha colocado, quanto leite. Foi impressionante, nem podia acreditar.”

Padre José, vigário da Catedral, destaca algumas qualidades de Bergoglio que, segundo o sacerdote, fazem dele um homem altamente qualificado para o cargo ao qual foi designado. “É um homem de grande disciplina em relação a si e aos outros; é um homem prudente, firme em suas convicções e pela mensagem do Evangelho que tem sido motivo de toda a sua vida”.

Perguntada sobre alguma saudade do Cardeal Bergoglio, Marta responde convictamente que não. “Nós o sentimos perto. Sentimos perto porque toda Igreja está unida. Para nós está perto”.

Bergoglio é um Papa que coloca a oração no centro da vida, é capaz de se aproximar de todos, deixar a sacristia e levar a paz e a esperança ao mundo tão necessitado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo