Afeto, adesão e lealdade

CELAM envia mensagem ao Papa Francisco

Na mensagem, bispos expressam afeto, adesão e lealdade a Papa Francisco

Rádio Vaticano

A Conferência Episcopal Latino-Americana enviou uma mensagem ao Papa Francisco pela sua eleição à Cátedra de Pedro. Reunidos em Bogotá, no encontro da Presidência e Direção do CELAM com os Secretários Gerais das 22 Conferências Episcopais da América Latina e Caribe, os prelados exprimem ao novo Pontífice seu sincero afeto, adesão e lealdade.

Na mensagem, os bispos compartilham a alegria da experiência da eleição do Papa Francisco como Sucessor de Pedro, em um ambiente de colegialidade episcopal, fato que os encheu de profunda alegria e gratidão a Deus por aquilo que representa para Igreja universal e, de modo especial, para as Igrejas que peregrinam na América Latina e Caribe”.

:: Veja mais fotos no Flickr

Os prelados recordam, na nota, as palavras pronunciadas em uma entrevista pelo então Dom Bergoglio, antes de deixar a presidência da Conferência Episcopal Argentina e que assumem um particular significado: “O CELAM se transformou em algo inspirador. A última conferência do espicopado, em Aparecida, é fermento de inspiração, é um chamado à criatividade, traça as linhas de ação missionária. Isto é muito importante”, afirmou o então Bispo Bergoglio.

Os bispos latino-americanos citam as primeiras palavras pronunciadas pelo novo Vigário de Cristo desde o balcão central da Basílica de São Pedro, expressando total identificação com elas: “E agora, comecemos este caminho: Bispo e povo. Este caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside na caridade todas as outras Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós: um pelo outro. Rezemos por todo o mundo, para que seja uma grande fraternidade”.

Ao final da mensagem, os bispos reunidos no CELAM confiam o ministério petrino às mãos de Maria, Estrela da Nova Evangelização, pedindo a ela que doe ao coração do Papa Francisco “o Espírito do seu Filho Jesus, pobre e humilde, nosso Bom Pastor”.

Ao concluir a nota, os bispos escrevem: “Imploramos, com humildade, a sua bênção apostólica para a Igreja da América Latina e do Caribe.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo