Nomeação

Irmã Nuria é a nova secretária da Pontifícia Comissão Bíblica

Religiosa é a primeira mulher a ocupar este cargo; nomeação foi feita pelo Papa Francisco

Da redação, com Vatican News

Foto: Daniel Ibanez – CNA

Irmã Nuria é a nova secretária da Pontifícia Comissão Bíblica. A decisão é do Papa Francisco e foi anunciada pela Santa Sé nesta terça-feira, 9.  Agora o Vaticano ganha uma nova presença feminina no gerenciamento de suas responsabilidades institucionais.

Irmã Nuria

A religiosa é a primeira mulher neste cargo. Natual de Barcelona, Irmã Nuria Calduch-Benages, entrou pela primeira vez no organismo vaticano em 2014. Ela foi reconfirmada em janeiro passado para um novo mandato de cinco anos até 2025.

Estudiosa bíblica e professora na Pontifícia Universidade Gregoriana

Seu denso e prestigioso cursus honorum a qualifica como estudiosa bíblica. Nos últimos dez anos, após precedentes experiências, tornou-se professora na Pontifícia Universidade Gregoriana, onde ensina Antigo Testamento.

Outros cargos

Entre outros cargos, a religiosa é professora convidada no Pontifício Instituto Bíblico de Roma. Também é colaboradora assídua da Federação Bíblica Católica.

Irmã Nuria é membro de revistas especializadas, assim como membro do Comitê Científico da revista História das mulheres (Universidade de Florença) e da série “Tesis y Monografías” publicada por Verbo Divino (Estella).

Participação no Sínodo da Palavra

Em 2008 a religiosa participou do Sínodo da Palavra como especialista. Em 2016 o Papa Francisco a chamou para fazer parte da Comissão de Estudo sobre o Diaconato da mulher (2016-2019).

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo