Cardeal Bertone despede-se da Secretaria de Estado

Na cerimônia, Francisco agradeceu trabalho solícito prestado por Cardeal Bertone ao longo dos sete anos em que esteve na Secretaria de Estado

Jéssica Marçal
Da Redação

Cardeal Bertone despede-se da Secretaria de Estado

Cardeal Bertone foi secretário de Estado por sete anos / Foto: Arquivo

Papa Francisco participou nesta terça-feira, 15, da cerimônia de despedida do Secretário de Estado, Cardeal Tarcísio Bertone. O novo Secretário nomeado pelo Santo Padre em agosto, Dom Pietro Parolin, tomará posse em algumas semanas devido a uma pequena cirurgia à qual deverá se submeter.

Confira
: Saudação do Papa na despedida do Cardeal Bertone

Em carta dirigida ao Cardeal Bertone, o Papa expressou sua gratidão pela solicitude do cardeal ao longo de sete anos de trabalho no cargo. “Sete anos de trabalho intenso, vividos com grande generosidade e espírito de serviço. Também eu pude valer-me ainda, até hoje, da sua colaboração”.

Um aspecto particular destacado pelo Papa foi a fidelidade do até então secretário de Estado ao espírito de Dom Bosco, o espírito salesiano que ele soube conservar e testemunhar.

Dom Bertone, que é o carmelengo (cardeal mais velho) do colégio cardinalício, encerrou suas responsabilidades como Secretário de Estado com a peregrinação a Fátima, no aniversário da última aparição e no 60º da dedicação da Basílica do Santo Rosário. Ele disse que vê hoje com o Papa Francisco não tanto uma revolução, mas uma continuidade com o Papa Emérito Bento XVI, mesmo com as diversidades entre ambos.

“A escuta, a ternura, a misericórdia, a confiança são realidades maravilhosas que experimentei pessoalmente com o senhor, Santo Padre, na multiplicidade dos diálogos, nos gestos, nas surpresas dos telefonemas, nas tarefas que atribuiu a mim. Obrigado, Papa Francisco, pela sua benevolência!”, disse o cardeal.

Saudação ao novo Secretário

Na ocasião, o Papa também dirigiu sua saudação, mesmo na sua ausência, a Dom Parolin, que em breve tomará posse do cargo na Secretaria de Estado. Francisco disse que a Secretaria de Estado é bem familiar para o bispo.

“Ele conhece muito bem a família da Secretaria de Estado, trabalhou lá por muitos anos, com paixão e competência e com aquela capacidade de diálogo e de trato humano que são suas características. Em certo modo, é como um ‘voltar à casa’”.

Já no final de suas palavras durante a cerimônia, o Santo Padre agradeceu a todos os presentes pelo trabalho que prestam cotidianamente, trabalho que ele considera precioso para o seu ministério.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo