Após Missa na Colômbia

Bispos informam o Papa sobre situação na Venezuela

Após a Missa de ontem no Parque Simón Bolívar, na Colômbia, Papa recebeu delegação de bispos da Venezuela

Da Redação, com Conferência Episcopal da Venezuela

Bispos da Venezuela se encontraram nesta quinta-feira, 7, com o Papa Francisco após a Missa que o Pontífice presidiu no Parque Simón Bolívar, em sua visita à Colômbia. Alguns dos membros do episcopado venezuelano informaram o Papa sobre o agravamento da crise e a “radicalização” da atitude do governo.

Em nota, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) informou que o Papa ratificou sua proximidade à Igreja no país e a todo o povo venezuelano. Também diz que ele está consciente da situação e mostrou preocupação pelo agravamento da crise humanitária que se expressa na fome e escassez de insumos médicos e na emigração de tantos venezuelanos.

Durante o breve encontro, a delegação de bispos manifestou seu compromisso com o povo e o Papa Francisco pediu que sigam na atitude assumida até o momento de acompanhamento ao povo e na defesa de seus direitos. “Francisco insistiu que segue com preocupação os acontecimentos na Venezuela”, informa a nota.

Os bispos também falaram com o Papa sobre “a imposição da assembleia nacional constituinte” e ameaças a sacerdotes e religiosas e o fechamento de alguns meios de comunicação social. 

Falaram com o Santo Padre os cardeais Jorge Urosa e Baltazar Porras, presidentes honorários da CEV; o primeiro e o segundo vice-presidente da Conferência, respectivamente Dom José Luis Azuaje e Dom Mario Moronta; e o bispo auxiliar de Caracas, Dom Jesús González. 

A delegação recebida pelo Papa destacou que nos bispos venezuelanos que estiveram com Francisco estava presente toda a Igreja na Venezuela, com seus bispos, sacerdotes, leigos e consagrados, assim como todas as pessoas de boa vontade. “Sua benção nos acompanhará nestes duros momentos (…) Esperamos bons frutos deste encontro que ratifica a estreita comunhão dos bispos e a Igreja da Venezuela com o Papa”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo