Calendário Juliano

Papa frisa celebração do Natal das Igrejas Orientais e pede pela paz

Depois do Angelus, Francisco saudou os católicos e ortodoxos que celebram o nascimento de Jesus neste sábado, 4; Que Ele inspire o fim da guerra na Ucrânia, desejou

Vatican News

Menino Jesus /Foto: Thays Orrico via Unsplash

Que passos concretos possam levar a paz na Ucrânia. Este foi o desejo expresso pelo Papa Francisco ao felicitar as Igrejas Ortodoxas e Católicas que seguem o Calendário Juliano, pela celebração do Natal neste sábado, 7.

“Dirijo de coração minhas felicitações às comunidades das Igrejas Orientais, Católicas e Ortodoxas, que amanhã celebram o Natal do Senhor. De modo particular, gostaria de as enviar aos irmãos e irmãs do martirizado povo ucraniano. Que o nascimento do Salvador infunda conforto e infunda esperança, inspire passos concretos que possam levar ao fim dos combates e à paz. Rezemos muito pela Ucrânia e pela paz”, disse.

Infância Missionária

Francisco recordou ainda o Dia Mundial da Infância Missionária, instituído pelo Papa Pio XII em 4 de dezembro de 1950, que determinou a data da Epifania para sua celebração, com a liberdade a cada nação para adaptar as celebrações à realidade local. Foi celebrado pela primeira vez em 6 de janeiro de 1950:

“Na festa da Epifania celebra-se o Dia Mundial da Infância Missionária. Saúdo todas as crianças, os meninos e meninas que em todas as partes do mundo difundem a alegria de ser amigos de Jesus e se empenham, com a oração, sacrifícios e ofertas, em apoiar os missionários do Evangelho”.

Ao saudar os fiéis de Roma e peregrinos de vários países presentes na Praça São Pedro para o Angelus, o Papa dirigiu-se, em particular, aos participantes do desfile histórico-folclórico “Viva la Befana”, este ano organizado pelo município de Foligno sobre os temas da paz, solidariedade e fraternidade entre os povos, bem como ao “Cortejo dos Reis Magos”, que se realiza nesta festa da Epifania em muitas cidades e povoados da Polônia.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo