NATAL

Mensagem Urbi et Orbi: 'O nascimento do Senhor é o nascimento da paz'

Em sua tradicional mensagem de Natal, o Papa Francisco destaca como o nascimento de Jesus nos indica o caminho para a paz em nossas vidas e em nosso mundo

Da redação, com Vatican News

Papa Francisco acena enquanto recita a tradicional mensagem Urbi et Orbi / Foto: Yara Nardi – Reuters

Oferecendo seus cumprimentos de Natal da da Basílica de São Pedro, o Papa Francisco deu sua mensagem de Natal habitual e a bênção “Urbi et Orbi”. O Santo Padre saudou os milhares de peregrinos reunidos na praça em um dia ensolarado e ameno para esta época do ano em Roma.

Deus conosco

Antes de dar a sua “bênção Urbi et Orbi” (“à cidade e ao mundo”), o Papa recitou sua mensagem de Natal sublinhando a alegria deste dia quando “voltamos o olhar para Belém” e o “Senhor vem ao mundo em um estábulo e é colocado em uma manjedoura para os animais”, pois não havia lugar na hospedaria quando Maria estava para dar à luz. “A verdadeira luz, que ilumina a todos, vinha ao mundo”, recordou no Evangelho de hoje.

“Jesus nasce no meio de nós; ele é Deus conosco. Ele vem para acompanhar nossa vida cotidiana, para compartilhar conosco todas as coisas: nossas alegrias e tristezas, nossas esperanças e medos”.

Leia também
.: Papa preside Missa do Natal: proximidade, pobreza e concretismo

O Senhor vem a nós “como uma criança indefesa, pobre entre os pobres”, batendo na “porta do coração para encontrar calor e abrigo”.

Veja o sinal que Deus nos deu

O Papa exortou a todos a contemplar a verdadeira mensagem do Natal e a superar “o barulho” deste tempo em que o foco pode estar mais nas festas e presentes, endurecendo nossos corações, ao invés de focar no grande evento do Filho de Deus nasceu para nós.

“Como os pastores de Belém, rodeados de luz, que possamos ver o sinal que Deus nos deu. Que possamos superar nossa sonolência espiritual e o brilho superficial do feriado que nos faz esquecer Aquele cujo nascimento estamos celebrando”.

O nascimento da paz

Citando São Leão Magno, “o nascimento do Senhor é o nascimento da paz”, o Papa disse que Jesus é verdadeiramente a nossa paz, aquela que o mundo não pode dar.

“Jesus Cristo também é o caminho da paz. Com a sua encarnação, paixão, morte e ressurreição, abriu o caminho que conduz de um mundo fechado em si mesmo e oprimido pelas sombras escuras da inimizade e da guerra, a um mundo aberto e livre para viver na fraternidade e na paz. Sigamos por esse caminho!”

Seguir Jesus significa livrar-se dos fardos que podem pesar sobre nós e se tornarem obstáculos, disse o Papa, e podem incluir a ganância, o orgulho, a sede de poder, a hipocrisia, problemas de antigamente como de hoje que “excluem nós da graça do Natal” e “bloqueiam a entrada no caminho da paz”. O Papa lamentou que o resultado desta realidade é que os “ventos gelados da guerra” ainda hoje machucam a humanidade.

“Se queremos que seja Natal, Nascimento de Jesus e de paz, olhemos para Belém e contemplemos o rosto do Menino que nasceu para nós! E naquele rosto pequeno e inocente, vejamos os rostos de todas aquelas crianças que, em todo o mundo, anseiam pela paz”.

Ajuda concreta ao sofrimento

Olhando para o nosso mundo de hoje, o Sucessor de Pedro exortou a todos a “verem os rostos dos nossos irmãos e irmãs ucranianos” que vivem escuridão e frio este ano, muitos longe de casa devido a dez meses de devastação da guerra.

“Que o Senhor nos inspire a oferecer gestos concretos de solidariedade para ajudar todos os que sofrem e ilumine as mentes daqueles que têm o poder de silenciar o trovão das armas e pôr fim imediato a esta guerra sem sentido!”

Fome de paz

Francisco denunciou a grave “fome de paz” de hoje em outras partes do mundo do que ele chamou de “terceira guerra mundial”. Ele lembrou o povo da Síria, ainda sofrendo por um conflito de anos que caiu em segundo plano, e aqueles que vivem na Terra Santa, onde a violência e as baixas aumentaram nos últimos meses. Ele rezou para que nesta terra que testemunhou o nascimento do Senhor possa haver um diálogo renovado e esforços para construir a confiança mútua entre israelenses e palestinos.

“Que o Menino Jesus sustente as comunidades cristãs que vivem no Oriente Médio, para que cada um desses países experimente a beleza da convivência fraterna entre indivíduos de diferentes religiões”.

O Papa recordou o povo libanês e encorajou a comunidade internacional a dar uma mãozinha ao país em sua luta pela sobrevivência. “Que a luz de Cristo ilumine a região do Sahel”, para que a coexistência pacífica entre os povos possa reenraizar-se sobre os conflitos na região. O Papa então rezou por uma trégua duradoura no Iêmen, reconciliação em Mianmar e no Irã e o fim de todo derramamento de sangue.

Dirigindo-se às Américas, o Papa mencionou em particular o povo do Haiti, que sofre há muitos anos, e rezou para que as autoridades políticas e todas as pessoas de boa vontade dos continentes trabalhem juntas para superar as tensões sociais e políticas.

Comida para a paz

Recordando que Belém significa “casa do pão”, o Papa exortou-nos a recordar as crianças que hoje passam fome enquanto se desperdiçam tantos alimentos e se gastam recursos em armas. a fome, especialmente no Afeganistão e no Chifre da África, que enfrenta uma fome generalizada.Ele lamentou como as guerras podem usar os alimentos como arma, dificultando a distribuição para pessoas que já sofrem.

“Neste dia, aprendamos com o Príncipe da Paz e, começando por aqueles que têm responsabilidades políticas, nos comprometamos a fazer da comida apenas um instrumento de paz”.

O Papa pediu então à nossa solidariedade ao recordar os desempregados e os pobres que vivem dificuldades neste tempo de crise econômica.

Solidariedade a todos

Como Jesus veio a um mundo marcado pela indiferença e hostilidade, o Papa disse hoje também vemos o mesmo como os estrangeiros e os pobres enfrentam a rejeição hoje. Ele pediu a todos que encontrem espaço em seus corações para os deslocados e refugiados que “batem à nossa porta em busca de algum conforto, calor e comida”.

“Não esqueçamos os marginalizados, os que vivem sozinhos, os órfãos e os idosos que correm o risco de serem afastados, e os presos, que consideramos apenas pelos erros que cometeram e não como nossos semelhantes”.

Corações abertos

Concluindo, o Papa explicou como Belém “nos mostra a simplicidade de Deus, que se revela não aos sábios e inteligentes, mas aos pequenos, aos de coração puro e aberto “, e que nós, como os pastores , maravilha-te com o acontecimento impensável de Deus que se faz homem para a nossa salvação». Deus, fonte de todo o bem, faz-se pobre em Jesus e pede “como esmola a nossa pobre humanidade”.

“Deixemo-nos comover profundamente pelo amor de Deus. E sigamos Jesus, que se despojou da sua glória para nos oferecer sua plenitude”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo