APÓS O ANGELUS

Papa diz que a paz é responsabilidade de toda a família humana

Francisco voltou a elevar orações por aqueles que sofrem a guerra, envia saudações a milhões de pessoas que se preparam para celebrar o Ano Novo Lunar, defendeu a sacralidade da vida e aguarda o Dia Mundial de Oração e Conscientização contra o Tráfico de Pessoas

Da redação, com Vatican News

O Santo Padre durante o Angelus deste domingo, 4 / Foto: Reprodução Reuters

Após a recitação do Angelus deste domingo, 5, o Papa Francisco voltou mais uma vez a sua atenção às guerras, em todo o mundo, que causam morte, sofrimento e destruição.

Invocando sobre todos a bênção do Senhor, convidou os fiéis a rezarem pela paz, «pela qual o mundo tanto anseia e que, hoje mais do que nunca, está ameaçada em muitos lugares. Não é responsabilidade de poucos, mas de toda a família humana: cooperemos todos para construí-la com gestos de compaixão e de coragem!”

“Continuemos a rezar pelas pessoas que sofrem com a guerra, especialmente na Ucrânia, na Palestina e em Israel”, clamou.

Ano Novo Lunar

O Papa também voltou a sua atenção às milhões de famílias na Ásia Oriental e em diferentes partes do mundo que celebrarão o Ano Novo Lunar, no próximo dia 10 de fevereiro.

“Envio-lhes a minha cordial saudação, com a esperança de que esta festa seja uma ocasião para viver relações de carinho e gestos de cuidado, que contribuam para criar uma sociedade de solidariedade e fraternidade, onde cada pessoa seja reconhecida e acolhida na sua dignidade inalienável”, disse o Pontífice.

Dia pela Vida na Itália

O Santo Padre recordou também que na Itália, no domingo, 4 de fevereiro, se celebra o Dia pela Vida, e que o tema escolhido para 2024 é “O poder da vida nos surpreende”.

“Junto-me aos bispos italianos no desejo de superar as visões ideológicas para redescobrir que cada vida humana, mesmo as mais marcadas por limitações, tem um valor imenso e é capaz de oferecer algo aos outros”, disse o Sucessor de Pedro.

Dia Mundial de Oração e Conscientização Contra o Tráfico de Pessoas

O Papa enviou uma saudação especial aos jovens de vários países que se reuniram em Roma para o próximo Dia Mundial de Oração e de Conscientização contra o Tráfico de Seres Humanos. Recordou ainda que o Dia Mundial será celebrado na próxima quinta-feira, dia 8, festa de Santa Josefina Bakhita, a freira sudanesa que foi escravizada quando menina.

“Ainda hoje, muitos irmãos e irmãs são enganados com falsas promessas e depois submetidos à exploração e ao abuso. Vamos todos unir-nos para combater o dramático fenómeno global do tráfico de seres humanos”, observou.

Incêndios no centro do Chile

O Santo Padre continuou a dirigir os seus pensamentos e orações às vítimas e às pessoas afetadas pelos incêndios florestais mortais no centro do Chile.

“Rezemos também pelos mortos e feridos nos incêndios devastadores no centro do Chile”, disse ele.

Pelo menos 51 pessoas morreram em violentos incêndios florestais no Chile, onde foi declarado estado de emergência. As autoridades temem que dadas as condições da tragédia, o número de vítimas certamente aumente nas próximas horas.

O estado de emergência aplica-se às províncias de Marga Marga e Valparaíso onde foi imposto o recolher obrigatório. Cerca de 92 incêndios ativos estão ardendo em várias partes do país e afetaram até agora cerca de 43 mil hectares.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo