VIOLÊNCIA

Igreja é atacada em Istambul e Papa Francisco lamenta incidente

O ataque ocorreu durante a Missa dominical. Dois homens mascarados entraram na igreja disparando para o alto. Cidadão turco que tentou impedi-los foi morto

Da redação, com Vatican News

Imagens do canal CCTV mostram homens armados no momento em que atacam uma igreja em Istabambul / Foto: Reprodução Reuters

Nos apelos após rezar o Angelus, o Papa Francisco expressou sua proximidade à comunidade católica de igreja em Istambul atacada na manhã deste domingo. O ataque ocorreu por volta das 11h40, horário local:

“Exprimo a minha proximidade à comunidade da Igreja Santa Maria Draperis em Istambul, que durante a Missa sofreu um ataque armado e deixou um morto e diversos feridos”.

Para saber mais detalhes do ocorrido, a Rádio Vaticano entrou em contato com o vigário apostólico de Istambul e administrador apostólico de Constantinopla, dom Massimiliano Palinuro. O prelado reconstrói aquela que parece ter sido a dinâmica dos acontecimentos. Ele especifica que o ataque ocorreu às 11h40 na igreja da Natividade de Maria em Büyükdere, subúrbio de Istambul, onde, logo após o ofertório na hora do Sanctus, “entraram duas pessoas armadas atirando para o alto” . Depois, houve “a reação de um dos fiéis, que também tinha alguns problemas de saúde mental, por isso teve a coragem de protestar contra esta atitude e provavelmente em resposta a este ato mataram essa pessoa. As motivações – sublinha – não são conhecidas concretamente, ainda precisam ser verificadas, mas os elementos que parecem surgir até agora sugerem um ataque de motivação religiosa, uma motivação de intolerância religiosa”.

Pedimos justiça e segurança para os cristãos

“A nossa comunidade está literalmente chocada”, conta o bispo. “Naturalmente, é um momento da oração, da solidariedade com a comunidade católica de Büyükdere e, claro, é um momento de oração pela pessoa que morreu. Como comunidade cristã, pedimos às autoridades que esclareçam e busquem a verdade. Pedimos, obviamente, somente justiça para esta pessoa que perdeu a vida. E, ao mesmo tempo, pedimos maior segurança para garantir a segurança dos fiéis das comunidades cristãs que perseveram na fé, que corajosamente enfrentam por vezes longos trajetos para participar na Celebração Eucarística”.

Testemunhos confusos e chocantes

Dom Palinuro acrescenta que não conhece a vítima, mas que “era bem conhecido do pároco da igreja e da comunidade”. Ele confirma que “era também uma pessoa com alguns problemas psicológicos, porém – afirma –, talvez justamente por isso foi o único que teve a coragem de enfrentar esses terroristas que haviam invadido a igreja; e provavelmente justamente por este gesto de coragem ele foi morto”.

O prelado fornece estes elementos poucas horas depois do ocorrido, sublinhando que, neste momento, a dinâmica parece ser esta, “mesmo que as investigações estejam em curso e, portanto, tudo o que estamos recolhendo é de testemunhas que estavam presentes, mas que, às vezes, também parecem um pouco confusos e chocados.”

As condolências das instituições turcas e italianas

“As investigações da nossa polícia e do Ministério Público continuam. Não há feridos, apenas uma pessoa foi agredida”, relata o governador de Istambul, Davut Gül, citado por ‘Hurriyet’. “Os culpados serão capturados e julgados. Nosso presidente está acompanhando o incidente”, explicou Gül.

Em um post no X, o ministro do Exterior e vice-primeiro ministro italiano, Antonio Tajani, expressa condolências e veemente condenação pelo vil ataque”, precisando que a Farnesina acompanhe a situação com a Embaixada em Ancara e o Consulado em Istambul. “Tenho certeza de que as autoridades turcas irão prender os responsáveis.”

Também o prefeito da cidade turca envia as suas condolências: “Que Deus tenha misericórdia de C.T., que perdeu a vida, e desejo recuperação aos feridos. Nunca permitiremos que aqueles que tentam destruir a nossa unidade e a nossa paz consigam fazê-lo, atacando os locais religiosos da nossa cidade”.

O Gabinete do Procurador-Geral de Istambul deu início a uma investigação. O vice-procurador-chefe e dois promotores foram encarregados de esclarecer o incidente. “Continuam os esforços para identificar e capturar os suspeitos que cometeram o ataque. A investigação está sendo conduzida de forma detalhada e meticulosa”, afirmou o ministro da justiça turco, Yilmaz Tunç.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo