ORAÇÃO MARIANA

Angelus: encontre Jesus naqueles que estão perto de você diariamente

O Papa Francisco refletiu sobre a leitura do Evangelho e convidadou fiéis a serem humildes e dispostos a nunca rejeitar os caminhos do Senhor

Da redação, com Vatican News

Da janela do apartamento pontifício, o Santo Padre celebrou o Angelus deste domingo, 30 / Foto: Reprodução Vatican News

Refletindo acerca da passagem do Evangelho de Lucas que relata como Jesus encontrou incompreensão e hostilidade quando fez seu primeiro sermão em sua cidade natal, Nazaré, o Papa Francisco convidou os cristãos a acreditar no bem, mesmo diante de fechamentos e rejeição (Lc 4,21-30).

Celebrando o tradicional Angelus dominical, o Sucessor de Pedro recordou que em Nazaré Jesus é recebido com incompreensão e hostilidade. Em vez de uma palavra de verdade, explicou, seus colegas aldeões “queriam milagres e sinais prodigiosos”.

Eles o rejeitam, disse o Papa, e “Jesus, portanto, pronuncia uma frase que se tornou proverbial: “Nenhum profeta é aceitável em seu próprio país”.

O Papa explicou que estas palavras revelam “que o fracasso de Jesus não foi totalmente inesperado. Ele conhecia seu povo, sabia do risco que corria, levava em consideração a rejeição”.

“E, então, podemos nos perguntar: por que, se ele prevê um fracasso, vai mesmo assim à sua cidade natal? Por que fazer o bem às pessoas que não estão dispostas a aceitá-lo?”.

Esta, seguiu o Pontífice, trata-se de uma pergunta que muitas vezes nos fazemos. Mas é uma pergunta que nos ajuda a compreender melhor Deus: “Perante os nossos fechamentos, ele não se retrai: não põe freios no seu amor”.

Não deixe pedra sobre pedra em fazer o bem

Ele observou que isso é exemplificado pelo amor incondicional dos pais que estão cientes da ingratidão de seus filhos, mas não deixam de amá-los e fazer o bem a eles. Deus, acrescentou, “é o mesmo, mas em um nível muito mais alto. E hoje ele nos convida também a acreditar no bem, a não deixar pedra sobre pedra para fazer o bem”.

Prontidão e humildade

Outro detalhe, disse o Papa, é revelada pelo que acontece em Nazaré que nos leva a fazer perguntas sobre nossa própria hostilidade e atitudes pouco acolhedoras.

“Vejamos os modelos de aceitação que Jesus propõe hoje”, disse Francisco, observando que “são dois estrangeiros: uma viúva de Sarepta de Sídon e Naamã, o sírio”.

Ambos, lembrou ele, receberam profetas: “o primeiro Elias, o segundo Eliseu”. Mas nenhuma das duas foi uma recepção fácil, e ambas passaram por provações.

A viúva e Naamã, enfim, aceitos com boa vontade e humildade, disse o Papa, explicam que a fé passa pela prontidão e pela humildade.

“A viúva e Naamã não rejeitaram os caminhos de Deus e seus profetas; eram dóceis, não rígidos e fechados.”

Jesus nos pede para aceitá-lo em nossa realidade diária

Jesus, disse o Papa, também segue o caminho dos profetas: apresenta-se como não esperávamos. “Ele não é encontrado por quem busca milagres, novas sensações, uma fé feita de poder e sinais externos. Ele é encontrado antes por aqueles que aceitam seus caminhos e seus desafios, sem queixas, sem suspeitas, sem críticas e sem rostos.”

Em outras palavras, disse o Papa: “Jesus pede que você o aceite na realidade cotidiana que você vive; na Igreja de hoje, como ela é; naqueles que estão perto de você todos os dias; na realidade dos necessitados. Ele está lá, convidando-nos a nos purificarmos no rio da disponibilidade e em muitos banhos saudáveis ​​de humildade”.

Nossa Senhora mostra-nos o caminho para acolher Jesus

Talvez, concluiu o Papa Francisco, “depois de muitos anos como crentes, pensemos que conhecemos bem o Senhor, com nossas ideias e nossos julgamentos. O risco é que nos acostumemos a Jesus, nos fechemos à sua novidade, congelados em nossas posições. Em vez disso, o Senhor nos pede uma mente aberta e um coração simples.

“Que Nossa Senhora, modelo de humildade e disponibilidade, nos mostre o caminho para acolher Jesus”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo