Angelus com o Papa Francisco - 08/12/13

 

Brasão do Papa                                                                     ANGELUS
                                                          Praça São Pedro – Vaticano
                                                      Domingo, 8 de dezembro de 2013

Boletim da Santa Sé
Tradução: Liliane Borges

Caros irmãos e irmãs,

Este segundo domingo do Advento cai no dia da festa da Imaculada Conceição de Maria, e então,   o  nosso olhar é atraído pela beleza da Mãe de Jesus, a nossa Mãe! Com grande alegria a Igreja contempla a  “cheia de graça” (Lc 1, 28), assim como Deus olhou para ela desde o primeiro momento em seu desígnio de amor. Maria nos sustenta em nossa jornada rumo a Natal, porque nos ensina a viver este  tempo do Advento, na espera do Senhor.

O Evangelho de São Lucas nos apresenta uma jovem de Nazaré, uma pequena cidade da Galiléia, na periferia do Império Romano e também na periferia de Israel. No entanto, sobre ela posuou o  olhar do Senhor, que a escolheu para ser a mãe de seu Filho. Em vista dessa maternidade, Maria foi preservada do pecado original, ou seja, daquela quebra na comunhão com Deus, com os outros e com a criação,  que fere em profundidade, cada ser humano. Mas essa ruptura foi curada em antecipação na  Mãe d’Aquele que veio para nos libertar da escravidão do pecado. A Imaculada está inscrita no desígnio de Deus, é o fruto do amor de Deus que salva o mundo.

E Nossa Senhora nunca se afastou deste  amor: toda a sua vida, todo o seu ser é um “sim” a Deus.  Mas certamente não foi fácil para ela! Quando o Anjo a chama de “cheia de graça” (Lc 1, 28), ela fica “muito perturbada”, porque na sua humildade se sente  pequena diante de Deus.  O  Anjo  a conforta: “Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus; E eis que conceberás um filho, e o chamars com o nome de  Jesus” (v. 30). Esse anúncio a perturba ainda mais, porque ainda não é casada com José, mas o Anjo acrescenta: “O Espírito Santo virá sobre ti , e Aquele que nascer  será santo e será chamado Filho de Deus” (v. 35) . Maria escuta, obedece interiormente e responde: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra” (v. 38).

O mistério desta menina de Nazaré, que está no coração de Deus, nãonos é um estranho. Na verdade, Deus coloca o seu olhar amoroso sobre  cada homem e mulher! O apóstolo Paulo afirma que Deus “nos escolheu Nele antes da criação do mundo para sermos santos e irrepreensíveis” (Efésios 1, 4). Também nós, desde sempre, fomos escolhidos por Deus para viver uma vida santa, livre de pecado. É um projeto de amor que Deus renova cada vez que nos aproximamos Dele,  especialmente nos sacramentos.

Nesta festa, contemplando a nossa Mãe Imaculada, também reconhecemos o nosso destino mais verdadeiro, a nossa mais profunda vocação: sermos  amados,  transformados pelo amor. Olhemos  para ela,  e deixemos que ela nos olhe. Aprendamos  a ser  mais humildes, e termos ainda mais coragem para seguir a Palavra de Deus, para receber o abraço carinhoso de seu Filho Jesus, um abraço que nos dá  vida, esperança e  paz.

Após o Angelus

Caros irmãos e irmãs,
Saúdo todos vós com afeto, especialmente , as famílias, grupos paroquiais e associações. Saúdo so fiéis de Cossato, Bianzé, Lomazzo, Livorno Ferraris, Rocca di Papa, San Marzano sul Sarno e Pratola Serra.

Nos unamos espiritualmente à Igreja que vive na  América do Norte, que hoje recorda a fundação de sua primeira paróquia, há cerca de 350 anos: Notre-Dame de Québec. Rendamos graças pelo caminho percorrido, especialmente pelos santos e mártires que enriqueceram aquelas terras. Abençoo de coração a todos os fiéis que celebram este jubileu.

Dirijo um pensamento especial para os membros da Ação Católica Italiana, que hoje renovam a sua adesão à  Associação: Desejo a vocês todo o bem no compromisso  formativo e apostólico.

Hoje, na parte da  tarde, seguindo uma antiga tradição,  irei à Praça Espanha  para rezar aos pés do monumento à Imaculada. Vos peço para se juntarem a mim nesta peregrinação espiritual, que é um ato de devoção filial a Maria, para confiar a cidade de Roma, a Igreja e toda a humanidade.

A todos desejo um bom domingo e uma boa festa de nossa Mãe.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo