Formação

A professores católicos, Papa frisa responsabilidade dos educadores

União Mundial dos Professores Católicos está reunida em Assembleia Geral e foi recebida em audiência neste sábado pelo Papa

Da Redação, com Vatican news

Papa Francisco / Foto: Arquivo – Reprodução

O Papa Francisco recebeu em audiência neste sábado, 12, os membros da União Mundial dos Professores Católicos. Eles estão reunidos em Assembleia Geral com o tema “Compreender e compartilhar os desafios educativos globais”. O discurso de Francisco ressaltou a responsabilidade e a oportunidade dos educadores.

A finalidade da União é ser uma rede de colegas na profissão e de irmãos na fé, colocando-se a serviço de todos os professores católicos para que mantenham sua identidade e levem avante a sua missão. Nesta tarefa, disse Francisco, são “colaboradores do Papa”, cuja missão como Sucessor de Pedro é justamente confirmar e sustentar os irmãos na fé.

Para o Pontífice, a presença dos educadores cristãos no mundo da escola é de vital importância e é decisivo o estilo que assume. O educador cristão é chamado a ser, ao mesmo tempo, plenamente humano e plenamente cristão, explicou Francisco. Deve ser capaz de estabelecer relações sinceras com os estudantes, entender suas exigências mais profundas, suas demandas, medos e sonhos. E ser capaz também de testemunhar – antes de tudo com a vida, mais do que com as palavras – que a fé cristã abraça todo o humano, trazendo luz e verdade para cada âmbito da existência, sem excluir nada, sem cortar as asas aos sonhos dos jovens.

Bons e sábios educadores

Diante desta missão, os membros da União são chamados a dar suporte aos professores de todas as idades e condições profissionais, pois eles podem deixar um sinal, no bem e no mal, na vida de crianças, adolescentes e jovens. “Que responsabilidade e que oportunidade”, exclamou o Papa, ressaltando a importância de ter bons professores e sábios educadores nos anos de formação.

A formação, inclusive para os professores, nunca deve acabar, pontuou o Papa, já que lidam com sujeitos e não com objetos, pessoas que mudam de ano em ano, até de mês para mês. Portanto, não há espaço para a rigidez. “A rigidez destroi a educação”. Os educadores devem ser capazes de transmitir de maneira mais eficaz a alegria do conhecimento e o desejo de verdade, adotando linguagens e formas culturais aptas aos jovens de hoje. Francisco também advertiu quanto às colonizações ideológicas, que causam danos quando entram na educação.

Por fim, o Papa convidou os membros da União a sensibilizarem os professores católicos quanto ao Pacto Global sobre a Educação. Esta foi uma iniciativa lançada em 2019 em prol de uma ampla aliança educacional que coloque no centro a pessoa na sua dignidade e beleza, e as famílias como sujeitas educativas primárias. O Papa concluiu pedindo a intercessão de Nossa Senhora e dos Santos e Santas educadores nos trabalhos da Assembleia Geral.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo