Mianmar, Ucrânia, Israel e Palestina: com a guerra sempre se perde, ganham somente os fabricantes de armas reiterou o Papa após o Angelus
Da redação, com Vatican News
Depois de rezar o Angelus, deste domingo, 19, o Papa Francisco voltou a lançar um apelo pela paz, insistindo que é preciso boa vontade:
“Renovo a minha proximidade à querida população de Mianmar, que infelizmente continua a sofrer devido à violência e aos abusos. Rezo para que não desanimem e confiem sempre na ajuda do Senhor. E, irmãos e irmãs, continuemos a rezar pela martirizada Ucrânia – vejo aqui as bandeiras –, e pelas populações da Palestina e Israel. A paz é possível. É preciso boa vontade. A paz é possível. Não nos resignemos à guerra! E não esqueçamos que a guerra é sempre, sempre, sempre uma derrota. Só os fabricantes de armas ganham”, afirmou o Pontífice.
Beatificações na Espanha
O Santo Padre também recordou as beatificações de 20 mártires neste sábado, 18, em celebração presidida pelo cardeal Marcello Semeraro:
“Ontem, em Sevilha, foram beatificados Manuel Gonzales-Serna, sacerdote diocesano, e dezenove companheiros presbíteros e leigos, mortos em 1936 no contexto de perseguição religiosa da guerra civil espanhola. Estes mártires deram testemunho de Cristo até ao fim. Que o seu exemplo console os tantos cristãos que no nosso tempo são discriminados pela sua fé. Um aplauso para os novos beatos!”
Dia Mundial dos Pobres
Antes de encontrar os fiéis na Praça São Pedro para o tradicional encontro dominical, Francisco presidiu a Santa Missa na Basílica de São Pedro por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, por ele instituído em 2017.
Após o Angelus então, ele agradeceu as dioceses e paróquias que promoveram iniciativas neste contexto:
“Hoje celebramos o VII Dia Mundial dos Pobres, que este ano tem como tema ‘Nunca afastes de algum pobre o teu olhar’ (Tb 4, 7). Agradeço a quantos nas dioceses e paróquias promoveram iniciativas de solidariedade com pessoas e famílias que lutam para seguir em frente”.
Vítimas de acidentes rodoviários e Dia Mundial da Pesca
O Santo Padre recordou ainda todas as vítimas das estradas, pedindo orações por eles, por seus familiares, bem como o empenho na prevenção dos acidentes, bem como do Dia Mundial da Pesca, que será celebrado na terça-feira, 21 de novembro.
Por fim, saudou os diversos grupos presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, e despediu-se com o tradicional “a todos um feliz domingo. Por favor, não se esqueçam de rezar por mim. Bom almoço e até logo!”