Assembleia Geral extraordinária

Guerra: rezemos pelos inocentes, pede Pizzaballa aos bispos da CEI

Patriarca latino de Jerusalém falou na manhã desta quarta-feira, 15, durante a primeira sessão de trabalhos da Assembleia extraordinária dos bispos italianos

Da redação, com Vatican News

Cardeal Pierbattista Pizzaballa /Foto: REUTERS – Remo Casilli

Na manhã desta quarta-feira, 15, os bispos italianos, reunidos em uma Assembleia Geral extraordinária em Assis, ouviram o testemunho do patriarca latino de Jerusalém, Cardeal Pierbattista Pizzaballa. O purpurado participou por vídeo da primeira sessão de trabalhos do dia dedicado à oração pela paz. A conexão durou mais de 20 minutos.

Primeiramente, o cardeal apresentou a “dramática situação atual”: “Há – explicou – 1.400 vítimas israelenses do ataque de 7 de outubro, mais de 11.000 mortos confirmados em Gaza, a maioria civis, dos quais pelo menos 4.000 são menores de idade. Os deslocados em Israel são cerca de 100 mil, enquanto em Gaza são pelo menos 1 milhão”. Os cristãos presentes em Gaza, onde “as infraestruturas estão completamente destruídas”, são “menos de mil, alojados em um centro ortodoxo e em uma paróquia católica na área norte, sob bombardeios contínuos e no centro das operações militares”. “Também estamos dando alojamento — acrescentou —, a cerca de 3.000 muçulmanos, acolhidos nas instalações de uma escola”. Grande, continuou ele, “é a preocupação também com os cristãos em Belém e arredores e com os que estão espalhados na Cisjordânia”.

Leia mais
.: Um mês da guerra Israel-Hamas: recorde os esforços da Igreja pela paz

Ao agradecer à Igreja na Itália por sua proximidade concreta e espiritual, o purpurado expressou a esperança de que em breve seja encontrada uma solução que garanta paz e segurança para todos. “Rezemos por todas as vítimas inocentes. O sofrimento dos inocentes diante de Deus tem um valor precioso e redentor, porque está unido ao sofrimento redentor de Cristo. Que o sofrimento deles aproxime cada vez mais a paz e não contribua para gerar mais ódio!”, concluiu.

Proximidade da Igreja na Itália

Por sua vez, o presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Matteo Zuppi, em nome dos bispos italianos, renovou a proximidade das Igrejas na Itália, assegurando uma lembrança particular na oração pela paz na tarde desta quarta-feira, 15. A invocação pela paz constituiu, de fato, o fio condutor da segunda parte do dia: às 17h45, os bispos italianos se reuniram na Basílica de Santa Clara para rezar as Vésperas.

Agora os bispos irão em procissão até a Igreja inferior da Basílica de São Francisco, onde participarão da celebração da Missa e a oração junto ao túmulo do Santo. Dom Domenico Sorrentino, arcebispo-bispo de Assis – Nocera Umbra – Gualdo Tadino e arcebispo-bispo de Foligno, presidiu as Vésperas e vai presidir a procissão, enquanto o Cardeal Zuppi preside a celebração Eucarística.

“O coração de todos nós – rezam os bispos neste dia de oração pela paz – está repleto de dor pelas guerras que dilaceram nosso tempo. Esta noite, unindo-nos ao anseio de paz que se eleva de todos os cantos da terra, colocamo-nos em caminho para nos deter em oração no túmulo de São Francisco, homem de reconciliação e fraternidade. Confiando-nos à sua intercessão, imploramos a Deus Pai, que em Cristo Jesus pacificou o céu e a terra, para banir os horrores da violência e nos conceder dias de paz.”

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo