Carta aos Gálatas

A graça divina transforma a vida, diz Papa na catequese

Papa segue no ciclo de catequeses sobre a Carta aos Gálatas; hoje, reflexão atenta sobre o poder de transformação da graça divina

Da Redação, com Boletim da Santa Sé

Papa Francisco cumprimenta fiéis na chegada para a audiência geral desta quarta-feira, 30 / Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

“Paulo verdadeiro apóstolo” foi o tema da catequese do Papa Francisco nesta quarta-feira, 30. O Pontífice segue no ciclo de reflexões sobre a Carta de São Paulo aos Gálatas, iniciado na semana passada.

Francisco explicou que estes cristãos estavam em conflito sobre como viver a fé. E Paulo não deixa de mostrar sua preocupação de que eles possam seguir o caminho certo. É a preocupação de um pai que gerou a comunidade na fé.

Acesse
.: Catequeses do Papa Francisco

O intuito de Paulo é reiterar a novidade do Evangelho, disse o Papa. Em primeiro lugar, ele se sente no dever de recordar aos Gálatas que é um verdadeiro apóstolo não por mérito próprio, mas por chamado de Deus. Então, ele próprio contou a história de sua vocação e conversão a caminho de Damasco.

Transformação pela graça divina

Por um lado, Paulo destaca como perseguiu ferozmente a Igreja. Por outro, evidencia a misericórdia de Deus que o levou a viver uma transformação radical. Paulo se converteu, mudou o coração. Paulo é livre, tanto para anunciar o Evangelho como para confessar os seus pecados, observou o Pontífice.

“Como são imperscrutáveis os caminhos do Senhor! Tocamos esta experiência com as nossas mãos todos os dias, mas sobretudo se pensarmos nos momentos em que o Senhor nos chamou. Nunca devemos esquecer o tempo e o modo com que Deus entrou na nossa vida”, disse Francisco.

O Papa ressaltou a necessidade de ter fixo na mente e no coração o encontro com a graça de Deus que mudou a nossa existência. Deus tece a história de cada um e o chamado comporta sempre uma missão à qual cada um foi destinado. Por isso, é pedido que cada um se prepare com seriedade, sabendo que é o próprio Deus que nos envia e apoia com a Sua graça.

“Irmãos e irmãs, deixemo-nos conduzir por esta consciência: o primado da graça transforma a existência e a torna digna de ser colocada a serviço do Evangelho. O primado da graça perdoa todos os pecados, transforma os corações, transforma a vida, nos faz ver novos caminhos. Não nos esqueçamos disto”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo