Pesar

A dor do Papa pela "ação desumana" contra as estudantes no Afeganistão

Francisco condena o atentado que atingiu tantas estudantes em Cabul

Da redação, com Vatican News

/ Foto: Daniel Ibanez – CNA

“Rezemos pelas vítimas do atentado terrorista ocorrido ontem em Cabul”. Este é o convite, após o Regina Coeli do Papa Francisco.

O Santo Padre falou de “uma ação desumana” lembrando que ontem tantas meninas foram mortas ao saírem da escola.

Ele assegurou sua proximidade: “Rezemos por cada uma delas e por suas famílias”. E acrescentou: “Que Deus conceda a paz ao Afeganistão”.

Explosões

Pelo menos 50 pessoas perderam suas vidas em explosões em uma escola feminina no oeste de Cabul.

Na manhã deste domingo, 9, o porta-voz do Ministério do Interior deu uma atualização sobre o número inicial de 30 vítimas, especificando que duas outras bombas foram detonadas após a primeira: as estudantes, assustadas pela explosão, fugiram do edifício em pânico e foram mortas pelas bombas sucessivas.

Perseguição contra as mulheres

Em março passado, três jornalistas foram mortas justamente porque eram mulheres. Os extremistas não suportam a ideia de que elas trabalhem como repórteres.

Um massacre planejado, mas não reivindicado

Nenhum grupo reivindicou a responsabilidade. Um porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, negou o envolvimento do grupo no massacre, argumentando que tal massacre de civis só pode ser obra do autodenominado Estado islâmico.

O presidente afegão Ashraf Ghani, entretanto, acusou os Talibãs de serem os responsáveis pela escalada da violência no país:

“Eles demostram – disse ele – que não têm interesse em uma solução pacífica para a crise atual”.

O objetivo e o horário foram escolhidos precisamente para maximizar o número de vítimas. As estudantes estavam deixando a escola, e os residentes estavam nas ruas fazendo compras para o feriado muçulmano de Eid al-Fitr, que na próxima semana marcará o fim do mês de jejum do Ramadã.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo