.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI na Praça Duomo em Milão
.: NA ÍNTEGRA: Programa da visita do Papa a Milão
.: Mensagem do Papa Bento XVI para o Encontro Mundial em Milão
.: FOTOS do evento no Flickr
Muitos fiéis católicos do mundo inteiro que participam do encontro também estavam no aeroporto para saudar o Santo Padre. Já na Praça Duomo, às 17h30 (horário local), Bento XVI saudou todos eles agradecendo o acolhimento. “Estou contente de estar hoje aqui em meio a vós e agradeço a Deus, que me ofereceu a oportunidade de visitar vossa ilustre cidade”, disse.
Além de agradecer todos os presentes, Bento XVI se lembrou dos mais necessitados, dirigindo um pensamento afetuoso aos desempregados, doentes e demais que passam por alguma dificuldade. “Que não falte a nenhum desses nossos irmãos e irmãs a solidariedade constante da coletividade”. Quanto a isso, o pontífice parabenizou a diocese de Milão pelo trabalho que vem realizando para atender as famílias mais atingidas pela crise econômica e financeira.
O Papa também citou a riqueza cultural e de fé que perpassa a história dos fiéis de Milão e que, agora, cabe aos herdeiros dessa riqueza transmitir às gerações futuras o patrimônio espiritual dessa tradição. Ao citar esse aspecto cultural, Bento XVI reiterou que se faz necessária a inserção de “fermento evangélico” nesse contexto.
“A fé em Jesus Cristo, morto e ressuscitado por nós, vivo em nosso meio, deve animar todo o tecido da vida, pessoal e comunitária, privada e pública, assim permitir um estável e autêntico bem estar, a partir da família, a ser redescoberta como principal patrimônio da humanidade, coeficiente e sinal de uma verdadeira e estável cultura a favor do homem”, enfatizou.
Leia mais
.: Família que reza e vai a Missa junto é fortalecida
.: Bispo explica significado do trabalho para a família
.: Famílias reunidas em Milão são sinal profético, afirma cardeal