Papa: "Estejam ao lado de quem é marginalizado pela violência"

O Papa Bento XVI rezou neste domingo, 25, as vésperas com os bispos do México e da América Latina, na Catedral da Mãe Santíssima da Luz de León, México. Este foi o último compromisso pontifício no 3º dia da visita apostólica ao país.

O Papa fez o percurso de papamóvel do Colégio Miraflores, onde está hospedado, à Catedral de León. Em todo o trajeto, uma multidão se concentrou em clima de festa para saudar o Pontífice que passava.

Acesse
.: Discurso de Bento XVI – Vésperas com os bispos latino-americanos – 25/03/12
.: Confira programação da viagem do Papa a Cuba e ao México

.: Todas as matérias sobre a visita do Papa ao México

Chegada na Catedral de León

Ao som de “Tu és Petrus” (Tu és Pedro), a famosa canção que é entoada durante a procissão de entrada do Pontífice no Vaticano, Bento XVI entrou na Catedral de León, por volta das 21h (18h no horário do México), onde 200 bispos do México e da América Latina o aguardavam.

Em um discurso forte e direto, o Papa pediu que os bispos sejam ‘sentinelas’ que proclamam dia e noite e Palavra de Deus e acrescentou que os prelados devem estar primordialmente ao lado daqueles que sofrem.

“Estejam ao lado de quem é marginalizado pela violência, pelo poder ou por uma riqueza que ignora quem carece de quase tudo. A Igreja não pode separar o louvor de Deus do serviço aos homens”, enfatizou

Bento XVI destacou por duas vezes durante o discurso, que o mal jamais terá a última palavra.

“A maldade e a ignorância dos homens não é capaz de travar o plano divino de salvação, a redenção. O mal não tem poder para isso”, disse.

Como Pastor da Igreja Universal, o Santo Padre disse que está unido a todos os bispos latino-americanos na difícil missão de evangelizar, independente da circunstância.

“Não estais sozinhos nem nas dificuldades, nem nos sucessos da evangelização; todos estamos unidos nos sofrimentos e na consolação”, salientou.

O Papa também pediu aos prelados uma atenção especial aos seminaristas que, segundo ele, devem acima de tudo conhecer profundamente a pessoa de Jesus Cristo.

“Amados Irmãos no Episcopado, no horizonte pastoral e evangelizador que se abre diante de nós, é de capital importância cuidar com grande atenção dos seminaristas, encorajando-os a não se gloriarem de ‘saber outra coisa a não ser Jesus Cristo, e, Este, crucificado’, orientou.

Após as Vésperas

Ainda na Catedral de León, o Santo Padre, tendo em mãos um dispositivo eletrônico, ligou a iluminação do Santuário de Cristo Rei de Cubilete, sobre o qual sobrevoou de helicópetero na manhã deste domingo, 25, pouco antes de celebrar a Missa no Parque do Bicentenário.

Leia mais
.: Devoção à Virgem Maria aproxima cristãos de Jesus, diz Papa
.: Bento XVI leva palavras de esperança para mexicanos
.: “Vós ocupais um lugar muito importante em meu coração”, diz Papa às crianças

        

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo