Oração cotidiana, revisão dos discursos e um grande amor pela Virgem de Guadalupe. Deste modo Bento XVI transcorre os dias que o separam de sua 23ª viagem apostólica internacional, a primeira a México e Cuba. Por este motivo, os compromissos semanais do Papa – inclusive a audiência geral de desta quarta-feira, 21 – foram anulados.
Em entrevista à rede de televisão mexicana Televisa, o secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, explicou o que levou o Papa a escolher tal destino.
“A escolha pelo México, sem dúvida, é um grande ato de amor do Papa pelo país, este grande país da América Latina, um grande país católico, um país em pleno desenvolvimento, mas que ao mesmo tempo atravessa problemas e desafios, sobretudo os desafios da violência, os desafios da corrupção, do narcotráfico, que exigem o empenho de todos (…) O Papa quer levar uma mensagem de encorajamento diante de tudo isso e quer falar sobretudo aos jovens para que eles não desanimem”, explicou.
Bento XVI visitará o estado de Guanajuato, considerado o coração geográfico e espiritual do México. O cardeal revela que Bento XVI escolheu a cidade motivado por um sonho antigo de João Paulo II.
“Sabemos os motivos desta escolha do Papa. Uma escolha, confesso, extraordinária, que me tocou desde quando soube das motivações do Papa. João Paulo II, recordamos, desejava muito ir em peregrinação àquele santuário e não poderia fazê-lo por muitos motivos. Sendo assim, Bento XVI disse: ‘Eu devo realizar este desejo de João Paulo II e ir lá, como seu sucessor, àquele Santuário que é o coração da fé heróica do povo mexicano’ “, afirmou Bertone.
Saiba mais
.: Programação da visita de Bento XVI a México e Cuba
.: Bispos de Cuba aguardam com alegria a visita de Bento XVI
.: Papa em Cuba: visita é aguardada com expectativa, diz cardeal
.: Site oficial da visita de Bento XVI a Cuba