Após a assinatura oficial feita pelo Papa Bento XVI nesta sexta-feira, 14, da Exortação Apostólica pós-sinodal “Ecclesia in Medio Oriente”, a qual possui um parecer do Santo Padre diante das questões levantadas no Sínodo para os bispos do Oriente Médio, ocorrido em 2010, o Vaticano publicou neste sábado, 15, a íntegra do documento.
Caraterísticas da Exortação
O Documento é dividido em três partes. A primeira trata de temas ligados ao ecumenismo, dialogo interreligioso e à migração. Já na segunda parte, o Pontífice se dirige aos patriarcas, bispos, padres, diáconos e leigos que fazem parte das chamadas igrejas sui iuris, ou seja, as igrejas orientais que possuem plena comunhão com o Sucessor de Pedro, no entanto preservam ritos e tradições próprias. Na terceira e última parte, foram contemplados os assuntos ligados à liturgia e à vida sacramental da Igreja do Oriente Médio, entre os quais encontram-se subtemas que abordam a catequese e a evangelização.
Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente
.: Todas as notícias do Papa no Líbano
.: Programação da viagem de Bento XVI ao Líbano
O Papa abraça o Oriente Médio
O Pontífice, em sua visita ao Líbano, que acontece de 14 a 16 de setembro, mais uma vez se volta às populações do Oriente Médio, após duas visitas a região: Terra Santa (2009) e Chipre (2011).