Pobres devem encontrar acolhida na Igreja: "a caridade cristã"

“Os pobres devem sempre encontrar acolhida na Igreja, que é a caridade cristã”, disse no Ângelus deste domingo, 7, o Papa Bento XVI ao recordar as palavras do arquiteto modernista Antoni Gaudí. Ele foi o projestista da Igreja da Sagrada Família, dedicada hoje pelo Santo Padre, em Barcelona, na Espanha, como Basílica Menor.

Acesse
.: Íntegra do Ângelus do Papa em sua visita à Espanha
.: Programa da viagem de Bento XVI à Espanha

De fato, recordou o Papa, essa frase expressava a convicção do arquiteto que, em colaboração com seu pároco, desenhou e financiou, com suas próprias economias, a criação de uma escola para os filhos dos pedreiros e as crianças das famílias mais humildes do bairro, na época, um subúrbio marginalizado da cidade.

O Papa destacou Gaudí como um “gênio” que, inspirado pelo ardor de sua fé cristã, “conseguiu transformar esta Igreja em um louvor, feito de pedra, a Deus”.

“De fato, Gaudí, com sua obra [Igreja], queria levar o Evangelho a todo o povo. Por isso concedeu as três árcades no exterior como uma catequese de Jesus Cristo, como um grande rosário, que é a oração dos simples, onde se pode contemplar os mistérios gozosos, dolorosos e gloriosos de Nosso Senhor“, afirmou Bento XVI.

E enfatizando sua reflexão na homilia da Missa, o Papa destacou que Jesus nos ensinou o valor primordial do matrimônio e da família – “esperança da humanidade, na qual, a vida recebe acolhimento desde sua concepção até a morte natural”.

“Ele nos ensinou também que toda a Igreja, escutando e colocando em prática sua Palavra, se transforma em sua família”, afirmou Bento XVI e, complementou dizendo que Jesus “confiou-nos a missão de sermos sementes de fraternidade, que semeadas em todos os corações, alimentam a esperança”.

Após o Ângelus, o Papa Bento XVI almoçou com os cardeais e bispos no Arcebispado de Barcelona. A tarde, o Santo Padre visita a “Obra Benéfica el Nen Déu” e, logo após, participa de uma cerimônia no aeroporto internacional da cidade, encerrando sua viagem à Espanha.

Leia mais
.: Todas as notícias sobre a viagem do Papa à Espanha

Receba mensagens do Papa no seu celular –  sms.cancaonova.com
Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo