Os bispos católicos cubanos receberam com “alegria e esperança” a confirmação da viagem do Papa Bento XVI ao país, prevista para acontecer antes da Semana da Páscoa de 2012.
“Com muita alegria e esperança aguardamos com devoção filial o Santo Padre Bento XVI, que nos visitará como Peregrino da Caridade”, afirma uma nota da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba (COCC), publicada em seu site.
O Papa confirmou seu desejo de visitar o país na Missa realizada nesta segunda-feira, 12, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe e em comemoração pelo bicentenário de independência de vários países latino-americanos.
O Secretário e porta-voz da COCC, Dom José Félix Pérez, declarou que agora eles esperam a data precisa da visita, que celebrará o Ano Jubilar Mariano pelos 400 anos da presença da imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba.
Desde o ano passado, a imagem está peregrinando por todo o país, e agora se encontra em Havana, onde, de acordo com o programa previsto, uma missa campal encerrará a peregrinação em 30 de dezembro.