Bispos de Cuba já preparam os fiéis para a visita que o Papa Bento XVI fará ao país, no período de 26 a 29 de março. O pedido é para que as pessoas vivam a gratidão a Deus, a misericórdia e reconciliação e que essas atitudes se tornem parte da vida diária.
De acordo com o presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Dom Dionísio García Ibáñez, este será um ano pastoralmente muito intenso para a Igreja em Cuba, que propõe ao país mais compaixão entre os cubanos e realização de gestos de misericórdia.
Dom Dionísio também comentou que a proposta pastoral tem como foco explicar à população quem é Bento XVI e qual a mensagem que ele tem para o mundo, qual a sua missão. Ele afirmou que está muito contente com a presença do Papa e pediu muitas orações para o Pontífice.
“A Igreja em Cuba se está preparando para receber o Papa Bento XVI com muito entusiasmo. Que os fiéis orem muito para que o Papa toque os corações de todo o povo cubano e nossa fé se acrescente”.
Detalhes da visita
O presidente da COCC também informou alguns detalhes sobre a visita do Santo Padre ao país. Ele contou que, na chegada de Bento XVI, quatro crianças vão recebê-lo e entregar a ele ramos de flores, como símbolo da alegria do povo cubano pela sua chegada.
“O presidente da República e eu o receberemos no aeroporto com outros arcebispos cubanos. Quatro crianças entregarão ramos de flores e logo ele percorrerá as ruas de Santiago de Cuba com o papamóvel até chegar ao arcebispado de Santiago”, informou.
Ele também contou que um coro de 150 vozes já está se preparando para a Eucaristia que será presidida pelo Papa, na Praça Antonio Maceo, em ocasião dos 400 anos do encontro da imagem da Virgem da Caridade do Cobre. Antes da missa, será cantado um hino composto especialmente para a visita de Bento XVI, em que se fala do Santo Padre como peregrino da caridade.
Dom Dionísio explicou também que a imagem da Virgem da Caridade será trazida do Santuário do Cobre para a Missa em Santiago de Cuba, já que o Santuário não conta com espaço suficiente para a quantidade de milhares de fiéis que vão querer presenciá-la.
Leia mais
.:Igreja no México cria rádio web para seguir visita do Papa
.:Dentro de um mês Bento XVI chega à América Latina
.:Papa no México e em Cuba: bispos divulgam programa da visita