A agenda de Bento XVI, no período da tarde desta sábado, teve início com uma visita ao Centro ‘Paz e Alegria’ das Missionárias da Caridade da Paróquia de Santa Rita de Cotonou, onde se encontrou com crianças africanas.
Ao som de cânticos e danças típicas do país, os menores receberam o Papa Bento XVI. Ele ofereceu a elas um terço e convidou a elas e seus pais a rezarem. As intenções do terço foram direcionadas ao Papa, à Igreja e a todas as intenções importantes”.
“Papa no Benim é reconciliação” foi um dos gritos que se repetiu por diversas vezes na paróquia de Santa Rita, após a visita à casa das Missionárias da Caridade, congregação religiosa fundada pela beata Madre Teresa de Calcutá, que hospeda dezenas de menores abandonados e doentes. Ao lado de Aïcha Hounsounou, uma criança nativa que representava todas as presentes, Dom René-Marie Ehouzou, bispo de Porto Novo e responsável pela Pastoral Social do episcopado do Benim, recebeu o Papa junto de cerca de 800 pessoas.
“É a primeira vez, desde o início do vosso pontificado, que concedeis uma audiência pública a crianças da nossa idade. Sentimo-nos muito honrados por isso. É uma alegria imensa que nos anima neste momento”, disse a menina, antes de entregar um presente a Bento XVI. Bento XVI convidou todos os presentes a rezar pelas crianças do mundo inteiro, especialmente por aquelas que sofrem por causa da doença, da fome e da guerra. Num tom mais pessoal, o Papa recordou o dia da sua Primeira Eucaristia como “um dos mais belos” de sua vida, pois foi quando recebeu, pela primeira vez, Jesus-Eucaristia.
Às crianças, o Pontífice ainda acrescentou: “Não hesiteis em falar de Jesus aos outros. Ele é um tesouro que é preciso saber partilhar com generosidade”, finalizou.
Na programação de viagem de Bento XVI ao Benim, neste sábado, ainda há um encontro com os bispos locais na Nunciatura Apostólica de Cotonou, onde fará o último discurso do dia.
No domingo, a agenda de Sua Santidade tem início às 6h (horário de Brasília) com a celebração da Santa Missa e a entrega da Exortação Pós-Sinodal aos bispos da África no Estádio de Ametié de Cotonou.