Perceber Deus é capacidade que existe no homem, defende Papa

O Papa Bento XVIgravou uma mensagem para a transmissão “Wort zum Sonntag” da televisão pública alemã ARD, a poucos dias de sua viagem apostólica ao país, que começa nesta quinta-feira, 22, e segue até domingo, 25. O vídeo foi registrado em uma das salas da Residência Pontifícia de Castel Gandolfo.

“Talvez me perguntásseis: ‘Mas Deus existe? E, se existe, ocupa-se verdadeiramente de nós? Podemos chegar até Ele?’. Certamente é verdadeiro que não podemos colocar Deus à mesa, não podemos tocá-lo como um utensílio ou pegá-lo com a mão como a um objeto qualquer. Devemos, novamente, desenvolver a capacidade de percepção de Deus, capacidade que existe em nós. […] Na grande racionalidade do mundo, podemos intuir o espírito criador do qual provém, e, na beleza da criação, podemos intuir algo da beleza, da grandeza e também da bondade de Deus“, disse.

O percurso inclui quatro cidades do território germânico e 18 intervenções do Pontífice em forma de discursos, homilias e saudações. “Tudo isso não é turismo religioso, e menos ainda um ‘show’. De que coisa se trata o diz o tema destes dias: ‘Onde há Deus, há futuro’. Deveria tratar-se do fato de que Deus retorne ao nosso horizonte, esse Deus tantas vezes totalmente ausente, do qual, contudo, temos tanta necessidade”, afirmou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Mensagem de Bento XVI para a TV pública alemã ARD


O Bispo de Roma ressalta que também “quase que vemos a Deus” no encontro com as pessoas que foram tocadas por Ele, não somente nas grandes e conhecidas, como Paulo ou Madre Teresa, mas também naquelas das quais não se fala.

“Quando as encontramos, delas provém algo de bondade, sinceridade, alegria, e nós sabemos que ali está Deus e que Ele toca também a nós. Por isso, nestes dias, desejemos comprometer-nos para tornar a ver a Deus, para tornar nós mesmos a sermos pessoas através das quais entre no mundo uma luz da esperança, que é luz que vem de Deus e que nos ajuda a viver”.

Bento XVI afirma pensar com alegria, particularmente, em Berlim, onde acontecerão muitos encontros, um discurso no Bundestag (Parlamento da Alemanha) e a Missa no estádio olímpico. Ele indica que um dos momentos importantes da visita será em Erfurt, onde acontecerá um encontro ecumênico com representantes da Igreja Evangélica da Alemanha,
no mosteiro agostiniano em que Lutero iniciou seu caminho. “Não esperamos algum evento sensacional: de fato, a verdadeira grandeza do evento consiste exatamente nisso, que nesse lugar, juntos, possamos pensar, escutar a Palavra de Deus e rezar, e, assim, seremos intimamente próximos e se manifestará um verdadeiro ecumenismo”.

O Papa cita também a passagem por Etzelsbach e pelo Sudoeste, em Friburgo, sobretudo a vigília com os jovens e a grande Missa que concluirá a viagem. A participação do Santo Padre na TV ARD foi ao ar na sexta-feira, 16, à noite.


Leia mais
.: Papa visitará convento onde viveu Lutero e irá ao Parlamento
.: Papa visita exposição que reúne 600 obras de sua autoria
.: “A fé da Igreja”: livro reúne pensamento teológico de Bento XVI
.: Vaticano divulga dados sobre Igreja na Alemanha
.: Vaticano divulga programa da visita

.: Mais de 175 mil pessoas já estão inscritas
.: Divulgado logo, lema e foco da viagem
.: Papa quer mais diálogo ecumênico em sua viagem à Alemanha
.: Bento XVI na Alemanha: confirmada visita para 2011
.: Papa faz 4 viagens internacionais e 4 na Itália em 2011

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo