Empenho comum dos cristãos na defesa de valores edifica sociedade

Durante o encontro neste sábado, 24, com representantes da Igreja Ortodoxa, na cidade de Friburgo, o Papa Bento XVI ressaltou que o empenho comum dos cristãos, na defesa de valores como a vida, o matrimônio e a família, dá uma contribuição preciosa para a edificação duma sociedade que possa ter um futuro, na qual se presta o devido respeito à pessoa humana.

“Ao fazê-lo, não se esquecem de colocar no centro do anúncio o milagre da encarnação de Deus. Cientes de que é sobre este milagre que se funda toda a dignidade da pessoa, empenham-se conjuntamente na proteção da vida humana desde a sua concepção até à sua morte natural. A fé em Deus, Criador da vida, e o manter-se absolutamente fiéis à dignidade de cada pessoa reforçam os cristãos na sua veemente oposição a toda a intervenção manipuladora e seletiva da vida humana”, enfatizou.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso do Papa aos representantes das Igrejas Ortodoxas

Além da defesa da vida, outros valores igualmente defendidos pelas Igrejas Católica e Ortodoxa, estão o matrimônio e a família, visto como “realidade importante, proteger a integridade e a singularidade do matrimônio entre um homem e uma mulher de toda a interpretação errônea”.

Esta 21ª viagem internacional do Papa, a 3º na Alemanha, sua terra natal, tem um caráter ecumênico particular: na quinta-feira, 22, Bento XVI esteve com representantes da Comunidade Judaica de Berlim, e na sexta-feira, 23, com representantes da Comunidade Muçulmana e com o Conselho da Igreja Evangélica Alemã.

“A Ortodoxia é teologicamente a que está mais próxima de nós; católicos e ortodoxos têm ambos a mesma estrutura da Igreja dos primórdios. Deste modo podemos esperar que não esteja demasiado longe o dia em que poderemos de novo celebrar juntos a Eucaristia”, destacou o Papa no encontro deste sábado.

O Pontífice salientou a importância da continuação do trabalho para se esclarecerem as diferenças teológicas, “porque a sua superação é indispensável para o restabelecimento da unidade plena, que almejamos e pela qual rezamos”.

As Igrejas cristãs na Alemanha, destacou o Santo Padre, com base na fé no único Deus e Pai de todos os homens, caminham juntas pelo caminho de um testemunho pacífico a favor da compreensão e da comunhão entre os povos.

Ainda neste sábado, o Santo Padre se encontrará com alguns seminaristas em Friburgo, com o Censelho do Comitê Central dos Católicos Alemães e, a noite, participará de uma vigília de oração com os jovens.

Leia mais
.: Programa oficial da visita
.: Todas as notícias sobre a visita do Papa à Alemanha

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo