A Alemanha se prepara para receber seu cidadão mais ilustre: o Papa Bento XVI. Na próxima quinta-feira, 22, o Pontífice realiza sua terceira visita apostólica ao país e a primeira de caráter oficial, já que, desta vez, o convite foi feito pelo presidente do país, Christiand Wulff. O tema escolhido para esta visita é “Onde está Deus, ali existe futuro”.
Entre os compromissos importantes, o Santo Padre irá a Erfurt, o convento onde viveu Martin Lutero, o idealizador da Reforma Protestante do século XV. Para o Núncio Apostólico da Alemanha, Dom Jean Claude Perissét, este será um momento de comunhão e testemunho.
“O Papa quer deixar este sinal, não somente de diálogo entre representantes da Igreja evangélica e dos outros grupos provenientes da Reforma. Haverá um momento de oração, um ato de oração ecumênica. Deus está presente nestes encontros ecumênicos. Para mim, este gesto terá uma ressonancia que ultrapassará os muros do convento de Erfurt e da própria Alemanha”.
Outro encontro bastante esperado, será o discurso que o papa fará no Parlamento alemão. É a segunda vez na história da Igreja que um sumo pontífice faz um discurso no parlamento, já que João Paulo II fez o mesmo na Polônia, em 1999 e no Palácio de Montecitorio (Camara dos deputados italiana), em 2004.