Última semana do Papa

Porta-voz do Vaticano dá detalhes sobre últimos dias de Bento XVI no pontificado

Conclave ainda não tem data definida, afirma padre Federico Lombardi

Da redação, com VIS
Tradução: André Alves

Porta-voz do Vaticano dá detalhes sobre últimos dias de Bento XVI no pontificadoNa manhã desta quinta-feira, 21, o porta-voz oficial do Vaticano, padre Federico Lombardi, atualizou algumas informações sobre o calendário do Santo Padre e esclareceu diversas questões apresentadas sobre estes últimos dias do pontificado de Bento XVI.

No sábado, 23, às 9 horas (Roma), o Santo Padre e a Cúria Romana encerrarão os exercícios espirituais. Habitualmente, o Papa dirige algumas breves palavras aos presentes. Nesse mesmo dia, às 11h30 (hora local), o Pontífice se encontrará com o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano. No domingo, 24 de fevereiro, Bento XVI rezará o último Angelus do seu pontificado, com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Na quarta-feira, 27, a última audiencia geral de Bento XVI terá lugar na Praça de São Pedro e acontecerá como de constume, exceto pela passagem do Santo Padre, via papamóvel, nos arredores das praça para saudar os participantes. De acordo com o comunicado do Vaticano, cerca de 30 mil pessoas deverão participar da oração mariana. No dia 28, como anuncia a nota da Casa Pontifícia, Bento XVI saudará pessoalmente todos os cardeais presentes em Roma. Não haverá discurso.

Quanto à sua partida do Vaticano, o Papa saudará, pouco antes das 17h (hora local), no Pátio São Dámaso, ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone e já no heliporto se despedirá do Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício. Em sua chegada à Castel Gandolfo, será recedido pelo presidente e o secretário de governo do Vaticano, pelo pároco de Castel Gandolfo e outras autoridades civis. O Santo Padre aparecerá à sacada do Palácio Pontifício de onde saudará os muitos fiéis presentes na praça.

O diretor de imprensa da Santa Sé, reforçou que a data para o início do conclave ainda não foi definida, mas será feita pela Congregação dos Cardeais, durante a Sede vacante. Isto, independente de um possível Motu Proprio do Santo padre para explicar detalhes sobre a Constituição Universi Dominici Gregis.

Referente ao assunto da Fratenidade Sacerdotal de São Pio X, foi reafirmado que a data limite de 22 fevereiro relacionada com a situação é apenas hipótese. Bento XVI decidiu confiar ao próximo Papa esta questão e portanto, não há de se esperar uma definição das relações com a Fraternidade, antes do final deste pontificado.

Por último, foi confirmado que a Comissão de Cardeais composta por Dom Julian Herranz, Jozef Tomko e Dom Salvadore de Giorgi, encarregada pelo Santo Padre para elaborar um relatório sobre a Santa Sé, tem feito um trabalho, cujo os resultados compete exclusivamente ao Papa. Estes cardeais não darão nenhuma entrevista, nem comentarão os resultados do estudo.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo