Despedida

Em clima de despedida, Castel Gandolfo acolhe Bento XVI

Fiéis recebem Bento XVI com faixas e muitos aplausos de gratidão ao Pontífice

André Alves
Da redação

A pequena cidade de Castel Gandolfo recebeu o Papa Bento XVI, na tarde desta quinta-feira, 28, após ter deixado o Vaticano para o fim de seu pontificado. O helicóptero do Papa pousou na cidade situada na região do Lácio, na Itália, às 17h24 (horário de Roma), às 13h24 pelo horário de Brasília.

Em clima de despedida, Castel Gandolfo acolhe Bento XVI

Bento XVI é acolhido por fiéis em Castel Gandolfo – Foto: Clarissa/cancaonova

Já na sacada da residência, com breves palavras, o Papa se dirigiu ao povo agradecendo o carinho com que foi recebido e afirmando que se sente muito bem com a presença de cada fiel.

Bento XVI destacou que os próximos dias em Gandolfo serão, não como Pontífice, mas como peregrino, “um peregrino que conclui a última etapa de sua peregrinação”, disse ele.

:: Confira as fotos da despedida de Bento XVI

“Gostaria ainda, com meu coração, trabalhar pelo bem comum, pelo bem da Igreja e da humanidade. Vamos em frente com o Senhor pelo bem da Igreja e do mundo”, afirmou.

O Papa concluiu a breve fala abençoando os fiéis e desejando a todos uma boa noite.

Milhares de fiéis aguardavam a chegada de Bento XVI em frente à residência pontifícia onde ficará hospedado o Santo Padre até o término do Conclave.

Os fiéis recepcionaram o Santo Padre com faixas expressando apoio oracional e palavras de gratidão ao Pontífice que, durante quase oito anos, governou a Igreja de Cristo.

Veja, abaixo, a íntegra das Palavras de Bento XVI na ocasião:

“Obrigado! Obrigado de coração. Caros amigos, estou feliz por estar convosco, circundado pela beleza do criado e pela vossa simpatia que me faz muito bem, obrigado pela vossa amizade, pelo vosso afeto. Sabeis que este meu dia é diferente dos precedentes, já não sou Sumo Pontífice da Igreja Católica, até às 8 horas da noite sou ainda, depois não. Sou simplesmente um peregrino que inicia a última etapa da sua peregrinação nesta terra. Mas gostaria ainda, de trabalhar, com o meu coração, com o meu amor, com a minha oração, com a minha reflexão, com todas as minhas forças interiores, para o bem comum e o bem da Igreja, da humanidade. E sinto-me muito apoiado pela vossa simpatia. Vamos para a frente juntos com o Senhor para o bem da Igreja e do mundo. Obrigado. Abençoo-vos de todo o coração. Seja bendito Deus onipotente, Pai, Filho e Espírito Santo. Obrigado, boa noite. Obrigado a todos vós”.

Assista trechos da despedida de Bento XVI

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo