Em Roma, o Jubileu da Vida Consagrada, evento que integra as atividades do Jubileu 2025, receberá um grupo de consagradas seculares que representará o CNISB
Da redação, com Assessoria

Consagradas seculares participarão do Jubileu da Vida Consagrada em Roma / Foto: Reprodução
Com o coração cheio de fé, entusiasmo e alegria, um grupo de 20 consagradas seculares de todas as regiões do Brasil participa do Jubileu da Vida Consagrada em Roma. Representando a Conferência Nacional dos Institutos Seculares do Brasil (CNISB), os Institutos e todos os consagrados e consagradas seculares do país, o grupo vive dias de intensa comunhão, oração e espiritualidade durante o Jubileu Ordinário de 2025, que tem como lema “Peregrinos de Esperança – no Caminho da Paz”.
Na manhã desta quinta-feira, 9, as consagradas seculares do Brasil participaram da Santa Missa presidida pelo Papa Leão XIV, na Praça de São Pedro, momento central das celebrações jubilares.
Durante a homilia, o Santo Padre convidou todos os presentes a renovar sua confiança no Senhor e a serem “testemunhas vivas da primazia de Deus na própria existência, ajudando do melhor modo possível também os irmãos e irmãs a cultivar esta mesma amizade.”.
Segundo Moema Rodrigues Muricy, presidente da CNISB, a presença das consagradas seculares neste Jubileu “é um testemunho de comunhão, alegria e fé”. “É com grande alegria que a CNISB se faz presente no Jubileu da Vida Consagrada pela presença de 20 consagradas em Roma que irradiam essa alegria pelo seu sorriso e no acreditar da sua vocação e missão e, em comunhão com elas, estão todos os Institutos em caminhada sinodal, conscientes de serem peregrinos de esperança no mundo e com desafios, mas firmes no alicerce de Jesus Cristo.”
Para Moema, esta participação expressa a resposta ao apelo da Igreja para viver este Ano Santo como um tempo de fraternidade, escuta e esperança, abrindo caminhos de comunhão entre todas as formas de Vida Consagrada.
A CNISB convida todos os Institutos e comunidades do Brasil a acompanharem este tempo jubilar de graça e comunhão, unidos em prece e gratidão, pedindo que esta experiência em Roma renove a esperança e fortaleça o testemunho da Vida Consagrada Secular no coração do mundo, “como fermento de unidade, de esperança e de paz”.
Durante o Jubileu, o grupo brasileiro tem a oportunidade de participar de momentos simbólicos e espirituais, como a peregrinação à Porta Santa, a celebração do Sacramento da Reconciliação, a Audiência Geral com o Santo Padre (realizada ontem), a Vigília de Oração e os momentos de escuta e reflexão sobre os temas da Esperança e da Paz. Também participam da oração na cidade, no coração de Roma, reunindo consagradas e consagrados de diferentes nações em testemunho público de fé e comunhão.