Nesta quinta-feira, 9

Jubileu da Vida Consagrada: religiosos terão missa com o Papa

Religiosos e religiosas, monges e contemplativas estão entre os que participarão do evento jubilar que começou nesta quarta-feira, 8 de outubro

Da Redação, com Vatican News

Foto: suricoma de Getty Images via Canva

Com mais de 16 mil peregrinos, começou em Roma nesta quarta-feira, 8, o Jubileu da Vida Consagrada. Entre eles, religiosos e religiosas, monges e contemplativas, membros de institutos seculares e da Ordo virginum, eremitas, membros pertencentes aos “novos institutos” de Vida Consagrada. Cerca de uma centena de países estarão representados durante o evento organizado em colaboração com o Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada, incluindo numerosas delegações da própria Itália e do Brasil, além da Polônia, França, Espanha, Alemanha, Portugal, Croácia, Estados Unidos, Canadá, Argentina, México, Colômbia, El Salvador, Filipinas, Índia, Coreia do Sul, Indonésia, Nigéria e Congo.

Hoje foram realizados alguns eventos abertos a todos: as peregrinações às Portas Santas e uma Vigília de oração presidida pelo Cardeal Ángel Fernández Artime, prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, na Basílica de São Pedro. Amanhã, 9, às 10h30 (hora local), será celebrada a missa na Praça São Pedro presidida por Papa Leão XIV. Há também a iniciativa “Diálogos com a cidade”, na noite de 9 de outubro, em várias praças de Roma: na Piazza dei Mirti, o encontro com o tema Compromisso com os “últimos” – Ouvir o clamor dos pobres, na Piazza Don Bosco o encontro Cuidado e proteção da criação – Tutela do meio ambiente e na Piazza Vittorio Emanuele o encontro Fraternidade universal – Solidariedade.

As iniciativas

A partir da tarde de quinta-feira, serão realizadas algumas iniciativas organizadas pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica para os 4 mil peregrinos credenciados para os eventos. Das 15h às 17h30 do horário local, serão realizados encontros de reflexão divididos por formas de Vida Consagrada: na Sala Paulo VI, os Institutos religiosos; na Universidade Urbaniana, os Institutos contemplativos; na Universidade Santa Croce, os Institutos seculares; na Aula Nova do Sínodo, as consagradas do Ordo Virginum; na Sala da Cúria Geral dos Jesuítas, as “Novas Formas” de Vida Consagrada; na Sede da UISG, as Sociedades de Vida Apostólica.

O evento jubilar vai continuar na sexta-feira, 10 de outubro, com uma manhã de escuta e reflexão sobre o tema da “Esperança”, com a celebração eucarística, a intervenção do padre Giacomo Costa, consultor da Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, e o encontro com o Papa. Será possível participar de uma “Conversa espiritual”, sempre dividida por formas de vida, nos mesmos locais dos eventos de quinta-feira. À noite, haverá um momento de oração na cidade aberto a todos, em diferentes idiomas, animado por consagrados e consagradas. No sábado, 11 de outubro, prossegue-se com um encontro às 8h (hora local) na Sala Paulo VI sobre o tema da “Paz”, para os participantes credenciados.

Após a missa, haverá a intervenção da Irmã Teresa Maya, ex-presidente da Conferência das Superioras Maiores LCWR. Em seguida, após o almoço oferecido pelo Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, serão realizados, sempre na Sala Paulo VI, workshops sobre técnicas de mediação e gestão de conflitos, a cargo da equipe do padre David McCallum, diretor do Discerning Leadership Program e membro da Comissão Metodológica da Secretaria do Sínodo dos Bispos.

O Jubileu será encerrado com um momento de oração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, aberto a todos, com a passagem pela Porta Santa. No domingo, 12 de outubro, os peregrinos participarão da Santa Missa na Praça de São Pedro pelo Jubileu da Espiritualidade Mariana.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo