Símbolos da Jornada Mundial da Juventude serão entregues aos jovens de Seul neste domingo, no Vaticano; até então estavam em Lisboa, que realizou a última edição da JMJ, em 2023
Da redação, com Agência Ecclesia
Neste domingo, 24, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) serão entregues aos jovens da Coreia do Sul, país sede da próxima JMJ, a ser realizada em 2027. O ato de entrega será após a Missa da Jornada Diocesana da Juventude, presidida pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
De Portugal segue uma comitiva com cerca de 100 pessoas, com membros da organização da JMJ Lisboa 2023 e bispos portugueses, entre os quais o patriarca de Lisboa.
Para o patriarca de Lisboa, Dom Rui Valério, a entrega da Cruz peregrina e do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, será uma oportunidade para lembrar a “emoção” vivida na JMJ Lisboa 2023.
“É um dia para nós recordarmos aquela emoção que vivemos na longa jornada da Jornada Mundial da Juventude, que foi muito mais do que o 1 a 6 de agosto, foi uma jornada que demorou muitos meses com a presença dos símbolos entre nós”, recordou.
Símbolos percorreram Portugal
A Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, símbolos da JMJ, foram recebidos pelos jovens de Portugal em novembro de 2020, e percorreram o país até julho de 2023, antes da realização da JMJ 2023 (ocorrida de 1 a 6 de agosto).
Um dos momentos que marcaram pessoalmente o patriarca foi a visita ao Ordinariato Castrense de Portugal.
“Eu vivi a peregrinação dos símbolos durante aquele mês em que estive nas Forças Armadas, que eu era o ordinário militar na altura, durante o mês de dezembro de 2022, e aquilo foi um dos momentos mais belos que eu vivi nas Forças Armadas, e estive lá muitos anos como bispo e, antes, como capelão”, assinala.
Dom Rui Valério recorda que acompanhou a cruz peregrina e o ícone mariano a “maior parte das unidades militares e das Forças de Segurança no território continental”.
“Tive uma ocasião de, à sombra dos símbolos, ter rezado, contemplado, meditado com militares e com elementos das Forças de Segurança. Se eu tivesse que dizer o que foi esse mês de dezembro de 2022, para mim, eu diria com uma palavra que é própria dos jovens, foi muito fixe”, referiu.
Lisboa acolheu a edição internacional da Jornada Mundial da Juventude entre 1 e 6 de agosto de 2023, com mais de 1,5 milhões de participantes nas celebrações conclusivas, presididas por Francisco no Parque Tejo. [Reveja cobertura]