Avaliação

Vaticano elogia organização local da JMJ Rio 2013

O porta-voz do Vaticano elogiou a organização local da Jornada, principalmente durante a transferência dos eventos de sábado e domingo para Copacabana

rio2013.com

Vaticano elogia organização local da JMJ Rio2013

Padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano

Na última coletiva antes da partida da comitiva papal de volta a Roma, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, fez um breve balanço da Jornada Mundial da Juventude e da passagem do Papa Francisco ao Brasil. O momento com os jornalistas aconteceu na tarde de domingo, 28, após a Missa de Envio da JMJ Rio2013, Ato Central que fecha a programação do evento.

Ao ser interrogado pelos jornalistas sobre um balanço preliminar do evento, a resposta foi além dos números de público, divulgados pelos órgãos públicos como recorde com mais de três milhões de pessoas. “Isso não é tão importante. Vimos uma atmosfera positiva, apesar das condições climáticas, e os jovens que vieram ao Rio estavam tomados por um espírito de participação, de fé e de força interior. Não é sobre números, é sobre um testemunho público de fé e do Evangelho para as novas gerações”, declarou.

O porta-voz do Vaticano elogiou o Comitê Organizador Local (COL) pela capacidade de montar e oferecer, em tão curto espaço de tempo, parte da estrutura reservada ao Campus Fidei para Copacabana. Para isso, citou o exemplo da organização da distribuição das hóstias para a Missa, feita em um esquema de tendas ao longo de toda a praia. Sobre os boatos em relação à saúde do Santo Padre pelo ritmo de atividades, foi assegurada a ótima forma do Pontífice.

Casas em Guaratiba

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, encontrou-se com o Papa, na manhã deste domingo, 28, para informá-lo sobre o projeto de construir casas para 20 mil pessoas no local do Campus Fidei, em Guaratiba, Zona Norte da cidade. “Transformar esse local, que deveria ser de encontro, em um lugar para a moradia de muitas pessoas é um bom projeto que o Papa apreciou muito”, afirmou padre Lombardi.

Ele também revelou outro detalhe do encontro com o prefeito, antes da Missa da manhã deste domingo, 28. Quando o prefeito deu as chaves da cidade ao Papa, dias atrás, disse ao Santo Padre que ele poderia fazer o que quisesse. O Santo Padre respondeu ao governante com a frase: “Vê, eu estou fazendo o que quero!”.

Outra particularidade da Missa desta manhã, 28, foi a família convidada para a ocasião do ofertório pelo próprio Papa que conheceu a família em um evento anterior da JMJ. O casal tem uma pequena bebê anencéfala, cujo testemunho de defesa e amor à vida impressionou o Santo Padre.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo